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Heitor Miranda e o Corredor Bioceânico

Vander Loubet*

Estou profundamente envolvido com o processo de construção do Corredor Bioceânico, que terá 2.400 quilômetros de extensão e cortará o Paraguai, a Argentina e atingirá o Chile e o Oceano Pacifico. Ligará o Mato Grosso do Sul e o Brasil aos portos do norte do Chile, o que permitirá às nossas exportações chegar a países asiáticos, com redução média de 17 dias de viagem.

Tenho absoluta certeza de que essa obra vai permitir um novo ciclo de crescimento e prosperidade para nosso estado e todo Centro-Oeste. Por isso, além de toda a articulação política com o a representação diplomática do Paraguai no Brasil, que viabilizou a entrada da Itaipu Binacional como financiadora da obra, destinei uma emenda parlamentar da minha cota individual para que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lidere uma ampla equipe de pesquisadores com o objetivo de conhecer melhor as potencialidades e os problemas desse corredor, especialmente do eixo Campo Grande-Porto Murtinho.

As obras estão relativamente adiantadas. A ponte que deverá ligar Porto Murtinho (do lado brasileiro) e Carmelo Peralta (do lado paraguaio) ficará pronta em 2023. O trabalho do lado do Paraguai avança rapidamente com a construção do trecho asfaltado de 212 quilômetros que liga Carmelo Peralta a Loma Plata. Em Porto Murtinho, além dos portos que estão em construção, o Governo do Estado está edificando – com recursos viabilizados pela nossa bancada federal – uma alça rodoviária que permitirá aos caminhões acessarem os portos e nova ponte sem ter que cruzar por dentro da cidade – que, para nosso orgulho, possui um lindo e preservado sitio arquitetônico.

Antes da pandemia, em dezembro do ano passado, estive em Porto Murtinho para visitar obras e abraçar amigos. Pude ver que a população do município está se preparando para viver mais um ciclo econômico com emprego, renda e qualidade de vida. Murtinho já foi um dos mais importantes municípios do então Mato Grosso uno e logo voltará a ocupar um lugar muito especial na economia do nosso estado. Todas as projeções indicam dias alvissareiros para a Região Sudoeste.

Quando reflito sobre esse processo que Murtinho e o Mato Grosso do Sul estão vivendo, com a materialização desse corredor, não posso deixar de lembrar do papel central que cumpriu o Heitor Miranda, promotor público e ex-prefeito da cidade. Pelo fato de conhecer muito bem a história de Murtinho, o Heitor soube procurar parceiros, ao longo da Bacia do Prata e no Brasil, com o objetivo de regatar o papel estratégico do Rio Paraguai. Ele sabia que, com algumas alterações no leito do rio, a cidade receberia navios e barcos maiores, aumentando o comércio e o turismo na região.

Depois, o Heitor percebeu que não bastava Murtinho ter um porto importante. Ele prognosticou, no final da década de 1990, na condição de prefeito, que a cidade onde nasceu poderia se converter em uma rota importante de ligação entre Mato Grosso do Sul e os portos do norte do Chile, atingindo, na sequência, o Oceano Pacifico e, consequentemente, a China, atualmente a principal parceira comercial do Brasil.

Na busca do seu sonho e de muitos latinos, o Heitor caminhou por vários países da América Latina. Virou um embaixador informal dos interesses de Murtinho e de Mato Grosso do Sul. Encontrou muitos parceiros que também imaginavam a construção física de um corredor de integração. Nessa empreitada, inclusive, assumiu a presidência da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul), uma entidade da sociedade civil criada com o objetivo de fomentar o debate sobre a integração da América Latina e a construção do Corredor Bioceânico. Porto Murtinho foi palco de várias reuniões internacionais para debater o tema. Participei de algumas e vi o entusiasmo do Heitor.

Logo essa obra estará pronta. Essa é a minha expectativa, bem como de todos que estão envolvidos com esse projeto. Parabéns ao Heitor e aos demais pioneiros (dentre os quais me incluo) que colocaram suas ideias a serviço do crescimento econômico e social de Porto Murtinho, de Mato Grosso do Sul e de toda a América Latina.

*Deputado Federal (PT-MS) e pantaneiro de Porto Murtinho

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