Nesta segunda-feira (7), após solenidade de lançamento de projetos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) financiados por suas emendas parlamentares, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) protocolou junto à reitora Camila Ítavo um ofício no qual solicita a concessão do título de Doutor Honoris Causa da Universidade ao professor Pedro Chaves dos Santos Filho por seus relevantes serviços prestados à educação do estado.
A reitora enalteceu a iniciativa do deputado e afirmou que submeterá a solicitação ao Conselho da UFMS, que é o órgão da Universidade responsável pela análise desse tipo de indicação.
Ao justificar seu pedido, Vander afirmou que a trajetória e as realizações do professor Pedro Chaves são o melhor argumento para a defesa desse título.
“Não é tão difícil assim falar sobre o professor Pedro Chaves. Difícil é acertar com precisão as suas inúmeras qualidades. Um cidadão completo: pai de família, empresário, político, palestrante, articulista, professor, escritor, educador”, pontuou o deputado.
Entre as realizações do professor, Vander cita o título de Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), a cadeira de imortal na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) e o cargo de associado emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), além de suas inúmeras realizações no campo da educação.
“Foi o fundador de um dos maiores conglomerados educacionais do Brasil, que incluiu o Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos (Cesup), que depois foi transformado na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp). Seu legado também está presente na Faculdade Insted. E não posso deixar de citar com carinho especial a Escola Mace (Moderna Associação Campo-Grandense de Ensino), onde tive o orgulho de estudar na adolescência”, ponderou o parlamentar pantaneiro.
A entrega do título Doutor Honoris Causa é um dos maiores reconhecimentos acadêmicos de uma instituição universitária e busca celebrar as pessoas que serviram de exemplo para a comunidade universitária e para a sociedade. “Sendo assim, julgamos muito justa a nossa indicação à UFMS e esperamos que o Conselho Universitário possa compartilhar desse nosso olhar de admiração ao professor Pedro Chaves”, concluiu Vander.
Texto: Éder F. Yanaguita