Na última sexta-feira (26), o deputado federal Vander Loubet esteve em Dourados, a convite do vereador Elias Ishy, para conhecer o projeto de construção de uma pista de caminhada e uma academia ao ar livre na região conhecida popularmente como “Grande Flórida”.
Por meio de emenda parlamentar, Vander se comprometeu com a viabilização dos recursos financeiros. O projeto também já conta com o aval da Prefeitura. O Clube Nipônico cedeu a calçada ao redor de sua sede de campo para a obra, que então será construída no quadrilátero que envolve as ruas Bertoldo Miranda Barros, Manoel Alves dos Santos, General Castelo Branco e Indaiá.
Bem localizada geograficamente, a área está situada no “coração” dos bairros Jardim Flórida, Altos do Indaiá, Panambi Verá e Jardim das Primaveras, contemplando uma população de aproximadamente 15 mil pessoas.
O deputado afirma ser importante a disponibilização de espaços adequados para que as pessoas possam praticar atividades físicas. “Eu mesmo sou adepto de caminhadas, costumo caminhar de 8 a 10 km por dia, seja em Brasília ou em Campo Grande. Por isso, entendo bem a importância dessa pista, é uma obra que com certeza vai valorizar a região”, pontua Vander Loubet.
A porta de entrada para muitas pessoas que querem aderir a um estilo mais saudável é a caminhada. Segundo pesquisadores da revista médica norte-americana ATVB (Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology), caminhar diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7% e doenças coronarianas de 9% a 12,3%.
“Idosos e pais com crianças acabam por praticar a caminhada na rua correndo sérios riscos de acidentes. Sem contar que o projeto vai valorizar muito os locais de intervenção e atender a questão econômica da região, em que muitas pessoas não possuem condições para frequentar uma academia. Lembrando que, atualmente, com a pandemia, a prática de exercícios são benéficas, mas sempre respeitando o distanciamento”, finaliza o vereador Elias Ishy.
(Fonte: Assessoria/Vereador Elias Ishy)