fbpx

Reunião na Embaixada do Paraguai debate integração sul-americana

Reunião na Embaixada do Paraguai debateu projetos de integração
Reunião na Embaixada do Paraguai debateu projetos de integração

Deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul estiveram em reunião, na tarde desta terça-feira (19), na Embaixada do Paraguai, para debater a viabilização da rota bioceânica, que abre espaço, via Paraguai, Bolívia e Chile, para o Oceano Pacífico. O sonho é antigo e expresso por meio do projeto da Rota de Integração Latino-Americana (Rila).

Também durante o encontro com o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Maria Cáceres, foram debatidas maneiras para viabilizar fontes de financiamento, do lado brasileiro, para construir duas pontes sobre os rio Apa e Paraguai, na região do município de Porto Murtinho, ambas no valor aproximado de R$ 8,5 milhões.

“São projetos estratégicos para as relações comerciais entre Brasil e Paraguai e para a integração sul-americana de uma forma geral. Tenho certeza que toda a bancada vai trabalhar unida para que esses projetos se concretizem”, pontuou o depiyado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada de MS no Congresso Nacional.

Já sobre o corredor bioceânico, Vander destacou que o projeto tem grande importância econômica por conta da perspectiva do transporte de importação e exportação de grãos e outros produtos. “Sem falar na questão turística, pois a rota interligaria o deserto do Atacama, os Andes, os chacos argentino, uruguaio, paraguaio e brasileiro e o circuito de águas de Bonito e do Pantanal”, concluiu o parlamentar.

Além de deputados e senadores, participaram também da reunião o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto. O Ministério das Relações Exteriores também enviou um representante.

(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA