Foi realizada ontem (8), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma reunião sobre as obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi discutir os interesses das cidades afetadas pela concessão da rodovia, batizada de CCR MS Via.
Estiveram presentes membros da bancada federal de Mato Grosso do Sul, representantes do Grupo CCR e dirigentes da ANTT e do Ministério dos Transportes, além de prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos 19 municípios cortados pela BR-163 em MS: Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Itaquiraí, Jaraguari, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Para o deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada de MS no Congresso Nacional, é muito importante que o Governo Federal e que a concessionária mantenham sempre as portas abertas para o diálogo com os municípios para que o resultado final da concessão seja o mais benéfico possível para a população.
“Desde 22 de janeiro de 2013, quando a ANTT realizou a primeira audiência pública em Campo Grande sobre o edital de concessão da BR-163, tenho buscado espaço para que os municípios possam apresentar e cobrar suas reivindicações. Parte das demandas foram atendidas e parte não. E continuamos buscando esse espaço pois os prefeitos entendem que suas reivindicações merecem atenção da ANTT e da CCR. Até porque os prefeitos querem ser parceiros do empreendimento, querem colaborar da forma que puderem”, afirmou Vander.
Durante a agenda, os prefeitos apresentaram à ANTT uma carta de reivindicações do Consórcio BR-163, formado pelos 19 municípios lindeiros à rodovia e presidido pelo prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Mario Kruger. Entre os pontos levantados estão a uniformização de cobrança e procedimentos do ISS (Imposto sobre Serviço), nas obras e serviços prestados e executados ao longo da BR-163, e a apresentação de estudo de recolhimento do pedágio (bem como os números de veículos), para a inclusão nos instrumentos de planejamento dos municípios. Além disso, prefeitos de cidades que não tiveram atendidas na fase de edital as demandas quanto às intervenções viárias necessárias pedem que essas intervenções sejam contempladas agora.
Via de mão dupla – Após a reunião, Kruger esclareceu que as demandas apresentadas foram bem recebidas pela ANTT. Sobre as quem dizem respeito a intervenções viárias nos trechos urbanos da rodovia, o prefeito de Rio Verde destacou que há bastante tempo para essa discussão. “Os trechos a serem duplicados que passam pelo perímetro urbano dos municípios serão os últimos a serem executados por conta da maior complexidade, então temos um prazo longo para debater as intervenções de interesse público que cada município tem”, declarou.
O prefeito também aproveitou para lembrar que a CCR MS Via tem desempenhado um papel importante nos municípios. De acordo com ele, não apenas a manutenção e o cuidado com a BR-163 mudou para melhor como também a empresa tem procurado atuar em parceria com os municípios.
“Essa reunião foi importante porque mostrou para a ANTT que as prefeituras não estão apenas querendo cobrar, na verdade somos parceiros, queremos que a concessão dê certo e seja cada vez melhor. É uma via de mão dupla: as prefeituras tem procurado ajudar com treinamento, capacitação de mão-de-obra e celeridade nas licenças municipais e a CCR tem gerado empregos e renda nos municípios e inclusive participa de ações sociais. Nesse curto período de tempo a CCR já fez a diferença na BR-163, posso falar por experiência própria porque moro nas margens da rodovia”, concluiu o gestor rio-verdense.
(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)