fbpx

Representantes da UFGD buscam apoio de Vander e da bancada contra intervenção na instituição

Processo de escolha da reitoria da Universidade foi judicializado e instituição tem sua autonomia ameaçada

Lideranças da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estiveram na última sexta-feira (18) em Campo Grande para uma reunião com parlamentares federais a fim de pedir a mobilização da bancada sul-mato-grossense pelo fim do golpe atualmente em curso na Universidade.

os deputados federais Vander Loubet, Fábio Trad e Rose Modesto marcaram presença na reunião, além de representantes dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Bia Cavassa e dos senadores Nelsinho Trad e Simone Tebet.

Em junho deste ano, a instituição realizou consulta prévia e elegeu o professor Etienne Biasoto e a professora Claudia Lima como reitor e vice-reitor da Universidade. No entanto, o processo de escolha da Reitoria da UFGD foi judicializado e segue suspenso até o momento.

De acordo com o professor Tiago Botelho, do curso de Direito da UFGD, a Universidade foi colocada sob intervenção e tem sua autonomia ameaçada.

“Além disso, a chapa que teve a menor aceitação da comunidade UFGD está administrando a instituição no momento, pois a interventora nomeada tem vínculo com o grupo que ficou em último lugar no processo de consulta prévia na universidade”, disse o professor e advogado.

Vander, Fábio e Rose destacaram apoiar o respeito ao processo democrático dentro da UFGD e garantiram que a bancada federal de Mato Grosso do Sul atuará junto ao Ministério da Educação para que seja respeitada a decisão da Justiça Federal de Dourados, que determinou a sequência do curso regular da lista tríplice.

Estiveram presentes na reunião os ex-reitores Damião Duque de Farias e Liane Maria Calarge; a coordenadora geral dos técnicos administrativos, Andressa Casari; os representantes do sindicato dos professores, Cássio Knapp e Franklin Schmalz; a representante da Associação de Pós-Graduandos (APG), Marisa Lomba; e as representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Maria Augusta e Ana Elisa.

(Fonte: Assessoria/Dep. Fábio Trad)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA