O processo de fortalecimento do turismo de eventos, com a valorização das manifestações artísticas e culturais de Mundo Novo, acaba de ganhar um de seus suportes mais acalentados: um espaço próprio com a infraestrutura adequada. O projeto do Centro Municipal de Eventos está saindo do papel para tornar-se realidade dentro de um ano e meio, graças a uma emenda de R$ 600 mil que o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) incluiu no orçamento do Ministério do Turismo. Com esse dinheiro será possível iniciar e realizar a primeira etapa do projeto.
A emenda, que foi solicitada a Vander pelo vereador e ex-secretário municipal de Cultura Richardson Prates (PT), está sendo materializada em parceria com a Prefeitura, que entra com a contrapartida municipal e providencia o terreno para a obra. “Tanto o vereador Richardson quanto o prefeito Toninho Cavalcante (PMDB) pensam esse investimento como uma prioridade que a sociedade define, dentro de um contexto de inclusão social e econômica. Com o incremento do turismo e da cultura, abrem-se novas oportunidades de geração de emprego e renda, além do incentivo à produção cultural”, argumenta Vander.
Segundo o vereador, é importante atentar para o caráter de respeito ao interesse público que move essa parceria entre um deputado e um prefeito de partidos diferentes e prováveis adversários em campanha eleitoral. “O Centro de Eventos é uma reivindicação que parte do conjunto da sociedade mundonovense. E quando o interesse coletivo está em jogo, não pode existir barreira política ou partidária”, acentuou.
FOMENTO – O futuro Centro de Eventos vai abrir no município um novo cenário de atrações para fomentar o turismo e aquecer a economia. Prates – que foi secretário de Cultura na gestão do prefeito petista Humberto Amaducci, antecessor de Toninho Cavalcante – até já vislumbra um dos eventos que terão seu fôlego e seu poder de atração renovados: a tradicional Festa das Nações, realizada sempre no dia 13 de maio, aniversário da cidade. “Queremos que em 2011, quando Mundo Novo completar 35 anos, a Festa das Nações, em sua 26ª edição, seja realizada no Centro de Convenções”, projeta o vereador.
Para Vander, Mundo Novo cresce e precisa de estrutura compatível com seu crescimento. O município, que tem cerca de 16 mil habitantes, experimenta as vocações para a diversidade e econômica. Além do turismo, que tem muito a ver com as belezas naturais e o magnetismo da particularidade geográfica (faz divisa com Guaíra, no Paraná, e fronteira com o Paraguai), o município ingressa com força na era industrial. Suas fábricas de confecção já respondem por cerca de 800 postos de trabalho e a perspectiva é de novos investimentos.
(Edson Moraes – Assessoria de Imprensa)