fbpx

Emendas de Zeca e Vander na Funai garantem sementes para aldeias de MS

A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio de suas coordenações regionais em Campo Grande e Dourados, começou a distribuir este mês sementes de milho e feijão para aldeias indígenas de sete municípios de Mato Grosso do Sul. As sementes foram adquiridas pelo órgão graças a emendas parlamentares do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT.

Lideranças indígenas de Aquidauana manifestaram sua gratidão aos parlamentares. “Agradecemos ao nosso deputado Vander e ao nosso eterno governador Zeca pelas emendas que estão possibilitando sermos mais uma vez beneficiados com sementes para mais uma safra”, declarou o cacique Célio Fialho, da Aldeia Bananal. “Somos gratos por essa parceria do Vander e do Zeca com a Funai, que está beneficiando nossa comunidade”, complementou o cacique Ademir Soares (Dodó), da Aldeia Ipegue.

Ao todo, estão sendo distribuídos 1.060 sacos de milho (de cinco quilos cada, o que representa 5,3 toneladas de sementes) e 147 sacos de feijão (de 20 quilos cada, somando mais de 2,9 toneladas) para as aldeias das etnias Terena, Kadiwéu, Guató e Ofaié dos seguintes municípios:

Sidrolândia
345 sacos de milho de 5 kg
38 sacos de feijão de 20 kg

Nioaque
60 sacos de milho de 5 kg
12 sacos de feijão de 20 kg

Aquidauana
275 sacos de milho de 5 kg
35 sacos de feijão de 20 kg

Miranda
235 sacos de milho de 5 kg
48 sacos de feijão de 20 kg

Bonito
135 sacos de milho de 5 kg
12 sacos de feijão de 20 kg

Brasilândia
5 sacos de milho de 5 kg
1 saco de feijão de 20 kg

Corumbá
5 sacos de milho de 5 kg
1 saco de feijão de 20 kg

Desde 2015, os parlamentares petistas desenvolveram juntos um trabalho de atendimento de demandas das aldeias de Mato Grosso do Sul por meio de suas emendas parlamentares. Entre as ações desenvolvidas, estiveram a entrega de patrulhas mecanizadas (tratores e implementos agrícolas) por meio de parceria com o Governo do Estado; a entrega de tratores, microtratores, ferramentas, insumos e sementes por meio de parceria com a Funai; e a execução de obras de abastecimento de água por meio de parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Para 2020, graças a atuação decisiva do deputado Vander Loubet junto aos demais deputados e senadores do estado, foi garantida uma emenda impositiva de bancada de R$ 5 milhões para mais obras de abastecimento de água em aldeias e também para a reforma de postos de saúde que atendem aos indígenas. Além disso, por meio de emendas parlamentares alocadas no governo estadual – sob gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Vander afirmou que vai continuar atendendo as aldeias indígenas com tratores e implementos agrícolas.

(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA