fbpx

Embrapa de Dourados realiza capacitações para assentados e indígenas

A Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, realizou nos meses de novembro e dezembro deste ano um circuito de capacitações para a agricultura familiar, tendo como público-alvo assentados rurais e comunidades indígenas. As cidades que sediaram os cursos foram Dourados, Ponta Porã, Iguatemi e Itaquiraí. Os treinamentos foram feitos por pesquisadores de diferentes áreas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os participantes.

Em Dourados foram promovidas capacitações sobre cultivo de mandioca, produção sustentável de maracujá, horticultura sustentável (aspectos básicos), capim elefante BRS Capiaçu e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

Ponta Porã e Itaquiraí receberam cursos que abordaram o capim elefante BRS Capiaçu, silagens de milho e milheto e bovinocultura de leite. Além disso, também houve palestra sobre o consórcio milho-braquiária.

Já em Iguatemi, foi oferecido o treinamento sobre o uso de forrageiras para bovinocultura de leite.

Para janeiro de 2022, está previsto que a cidade de Ponta Porã receba o curso de SAF – Sistemas Agroflorestais.

A ideia das capacitações surgiu após a Feira de Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar (Tecnofam) 2020, que estava prevista para acontecer em abril do ano passado, ser suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Durante os anos de 2020 e 2021 houve várias tentativas da realização da feira, mas os protocolos sanitários não permitiram.

Para apoiar a realização da Tecnofam 2020, o deputado federal Vander Loubet destinou R$ 150 mil de emenda parlamentar individual. Com o recurso em caixa, os gestores da Embrapa Agropecuária Oeste decidiram aplicar a verba em capacitações.

O chefe-geral da unidade, Harley Nonato de Oliveira, disse que os treinamentos já iam ocorrer dentro da Feira. “Como uma das bases da Tecnofam envolve capacitações de técnicos e produtores familiares, a Embrapa decidiu realizar os treinamentos em áreas cujas demandas foram captadas e seriam motivos de realização dentro do evento”, afirmou.

A preocupação em realizar os treinamentos e utilizar os recursos oriundos da emenda foi externalizado pelos gestores da Embrapa ao deputado, que escutou e aceitou a proposta no mesmo momento, já que os agricultores familiares se beneficiariam dos cursos.

O recurso da emenda foi investido no transporte e alimentação das pessoas que participaram das capacitações, além da compra de materiais para serem utilizados durante os cursos.

Devido à pandemia, os treinamentos seguiram um rigoroso plano de biossegurança, no qual cada capacitação permitiu números específicos de pessoas conforme o tamanho de cada local.

De acordo com Harley, a realização dos treinamento mostrou a necessidade, por parte dos produtores e técnicos, da realização de mais cursos nesse sentido. “Para nós, fica evidente a importância da realização da Tecnofam, uma vez que contempla as temáticas e permite a participação de diversos produtores de diferentes locais, ainda mais se for inseridos outros métodos, como o virtual, e que está no foco da próxima realização, pois amplia-se o alcance”, relatou.

O deputado Vander Loubet afirmou estar contente com a capacitação realizada pela Embrapa para os assentados rurais e comunidades indígenas e frisou que continuará fomentando esses projetos, para que mais pessoas possam se qualificar e gerar renda. “Com esses cursos, os agricultores familiares e indígenas podem se qualificar ainda mais naquilo que fazem diariamente e do qual tiram seu sustento”, concluiu.

Em 2022, a Tecnofam está marcada para ser realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, em Dourados.

(Alex Nantes – Ascom/Dep. Vander Loubet)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA