Termina na sexta-feira (13) o prazo para inscrições nos editais do Ministério da Cultura (MinC) que têm a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da Economia Criativa brasileira por meio do apoio financeiro à qualificação profissional e ao surgimento de novos empreendimentos nos setores criativos. Os editais são dirigidos a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. O total de recursos investidos pelo MinC é de R$ 6,1 milhões.
O edital nº 1, de apoio à formação para profissionais e empreendedores criativos, é voltado à realização de cursos para formação e qualificação em gestão no setor criativo, elaborados e ministrados por instituições públicas de ensino superior ou privadas sem fins lucrativos que atuam com capacitação. Serão selecionados 11 projetos, divididos em três categorias: Gestão de Negócios e Empreendimentos; Gestão e Produção de Eventos; e Gestão de Carreiras. Os recursos a serem distribuídos nesse edital somam R$ 1,1 milhão.
Já o edital nº 2, de fomento a incubadoras de empreendimentos da economia criativa, tem a finalidade de fortalecer entidades que atuam com empreendimentos criativos e inovadores para que ampliem a oferta de vagas para a incubação. O total investido é de R$ 5 milhões. Serão contemplados até 20 projetos e cada projeto contará com o apoio do MinC no valor mínimo de R$ 250 mil e máximo de R$ 400 mil.
Uma das metas do MinC é estruturar políticas de fomento a novos empreendimentos criativos. Algumas das poucas incubadoras públicas e privadas que atuam no setor têm capacidade de investimento limitada. “Queremos estimular as incubadoras que atuam nos setores criativos a ampliar sua capacidade”, afirma a secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.
Outra dificuldade enfrentada pelo setor no Brasil, explica a secretária, é a falta de cursos com foco na gestão de empreendimentos criativos e gestão da produção cultural. “A formação é um dos gargalos da economia criativa e um dos desafios a que nos propusemos é estimular a formulação de cursos de gestão específicos para os profissionais criativos”, diz.
Confira os editais e formulários clicando aqui.
Valor econômico – Economia Criativa é um conjunto de atividades de processos inter-relacionados que envolvem criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. Resultam diretamente na prática de indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico.
(Fonte: Ascom/SEC/MinC)