O deputado federal Vander Loubet informou hoje (11), por meio das redes sociais, que o Ministério da Educação (MEC) contemplou a Prefeitura de Mundo Novo com recursos para construção de um Centro de Educação Infantil (Ceinf) dentro do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
“Foi uma ótima notícia a informação de que o Governo Federal empenhou R$ 1,75 milhão para a construção de uma creche no município. Com certeza é uma grande conquista para a comunidade de Mundo Novo”, comemorou o parlamentar.
Para o vice-prefeito Nivaldo Marques, que fez várias gestões junto ao mandato do deputado para obter a liberação dos recursos, o novo Ceinf vai atender a uma grande demanda da populaçao. “Essa creche vai permitir que nossa administração atenda crianças que hoje não têm um espaço adequado para ficar. Os pais e mães de Mundo Novo terão mais tranquilidade para trabalhar sabendo que seus filhos estarão bem cuidados pelo poder público”, afirmou. “Foi muito importante poder contar com a sensibilidade do Vander, que trabalhou bastante junto com a equipe dele em Brasília para obtermos esse empenho dos recursos”, completou Nivaldo.
Ainda de acordo com o vice-prefeito, a definição do local no qual será construído a creche passará por uma consulta à comunidade. “Vamos ouvir a população antes de avaliar a área onde a Prefeitura vai executar a obra. Queremos saber das pessoas qual o melhor local onde elas acham que a creche deve ser erguida”, explicou.
O projeto aprovado pelo MEC para o município é o tipo B, na qual a área construída de 1.300 metros quadrados. O espaço terá capacidade para 240 crianças em dois turnos ou 120 em turno integral. O prédio, térreo, tem cinco blocos, um pátio coberto e área externa para playground, torre de água e estacionamento.
No bloco administrativo ficam a secretaria da escola, sala dos professores, diretoria, almoxarifado e sanitários masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiários masculino e feminino, despensa, cozinha, bufê e lactário. O bloco da creche, para crianças até três anos de idade, tem fraldário, sanitário e áreas de atividades, repouso, alimentação e solário. Já o bloco da pré-escola, para crianças de quatro e cinco anos, tem espaço de atividades, repouso e solário.
A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e telefone.
(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)