Na última quarta-feira (10), a Escola Família Agrícola de Itaquiraí (Efaitaq) recebeu a visita de Gilson Félix, engenheiro elétrico da Avante Energia e Serviços, empresa consultora da Energisa em Mato Grosso do Sul, que esteve no local para a realização de um levantamento técnico das instalações elétricas do prédio da Escola.
O levantamento faz parte do projeto de implantação do sistema de geração de energia fotovoltaica na Efaitaq, demanda que foi apresentada pela presidente da associação mantenedora, Maria de Lurdes Souza, ao vereador José Antonio Fernandes (Zezinho Mixirica) e ao deputado federal Vander Loubet.
Graças à articulação política de Vander e Mixirica junto à Energisa, a concessionária de energia se propôs a custear o projeto, tendo em vista o importante papel social que a Efaitaq cumpre para a agricultura familiar, ajudando a formar jovens de famílias do campo.
A diretora da Efaitaq, Elisângela Perin, enalteceu a importância da energia fotovoltaica para a Escola. “É uma questão de sustentabilidade e que vai gerar uma economia que poderá ser investida nas atividades educacionais para os estudantes”, conclui.