O mandato do deputado federal Vander Loubet (PT-MS) colocou no ar neste sábado (26) uma página dentro do website do deputado com informações sobre o processo de mudança do Código Florestal brasileiro. Segundo Vander, o objetivo é permitir que os internautas possam conhecer melhor o projeto de lei que trata do tema, bem como os acontecimentos em torno do novo Código.
“Há muita informação desencontrada e muitos boatos inverídicos sobre o novo Código Florestal. A idéia é poder reunir num lugar só informações precisas sobre o assunto. É importante que as pessoas tenham acesso a esse conteúdo, pois é um tema que mexe com a nação e influencia diversos setores da sociedade”, destacou o parlamentar petista, que é um dos representantes do governo numa câmara conciliatória criada para analisar as mudanças do Código Florestal e submeter um texto para votação na Câmara Federal.
Na página – que pode ser acessada por meio de um banner no site de Vander – há links para a legislação em vigor, o projeto de lei que altera o Código e o parecer do relator da proposta, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Também há links para entrevistas e notícias sobre o assunto, inclusive um quadro comparativo entre o atual Código Florestal e a nova proposta.
As pessoas interessadas em contribuir com o material podem enviar links pelo formulário de contato do website do mandato do deputado Vander ou, ainda, dar sua opinião pelo formulário existente na própria página sobre o Código Florestal.
Câmara conciliatória
Por conta das divergências entre produtores e ambientalistas em torno do novo Código, a Câmara dos Deputados instalou, no início de março, a Câmara de Negociação das Mudanças no Código Florestal. O colegiado é composto por 14 deputados: quatro representantes da produção rural, quatro defensores do meio ambiente, dois da liderança do governo e dois da liderança da oposição, além do relator Rebelo e do representante da Mesa Diretora, o primeiro-secretário Eduardo Gomes (PSDB-TO).
Um dos nomes que vão representar o Governo é o do deputado Vander Loubet, indicado pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo Vaccarezza, a opção por Vander levou em consideração a capacidade de negociação e de trânsito do parlamentar sul-mato-grossense no Congresso e em Brasília.
Para Vander, a sociedade brasileira quer uma solução de entendimento que seja capaz de compatibilizar os interesses da produção rural com a necessidade de preservação do meio ambiente. “O esforço da Câmara de Negociação será pelo entendimento entre as partes. Nosso papel vai ser de buscar um consenso para levar um texto ao plenário que represente o equilíbrio”, destacou.
(Éder Yanaguita/Assessoria de Comunicação)