fbpx

Vida do padre Ernesto foi provar a grandeza do homem, diz Vander

Padre Ernesto Sassida
Padre Ernesto Sassida

Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), a morte do padre Ernesto Sassida consternou todas as pessoas que não só em Corumbá, mas em todo o Brasil, souberam de sua singular trajetória de caridade e humanismo. “Toda a vida do Padre Ernesto foi dedicada ao exercício dos dois mandamentos maiores da Bíblia: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ele sublimou esses mandamentos, amou o próximo mais que a si próprio e construiu esta obra maravilhosa que é a Cidade Dom Bosco”, disse Vander.

Na avaliação do deputado, toda a existência do padre Ernesto foi assinalada pela certeza de ser necessário demonstrar, com atitudes, a grandeza do homem como criação divina e fruto da vontade de Deus. “O olhar ampliado e generoso na direção dos pobres e na proteção das crianças; a antevisão das possibilidades de crescimento educacional, intelectual, profissional, social, econômico e cultural dos excluídos; e a coragem ao descortinar diante dos moradores da periferia corumbaense um mundo novo e inclusivo, tudo isso refletiu a grandeza deste que foi um dos maiores homens de nossa história”.

O padre salesiano Ernesto Sassida, nascido na Eslovênia em outubro de 1919, morreu na manhã desta quarta-feira (13), aos 93 anos, no Hospital da Caridade, em Corumbá, onde estava internado por causa de uma pneumonia. Ele chegou ao Brasil em 1935 e fixou-se na Cidade Branca na segunda metade dos anos 1950. Devoto de São João Bosco, dedicou-se a obras humanitárias e decidiu acolher e encaminhar crianças de famílias pobres, trabalhando como pároco de uma igreja no Bairro Cidade Jardim. Nascia a Cidade Dom Bosco, fundada em 1961 e marcada por obras sociais, como a organização de crianças em cursos e estímulos a ocupações saudáveis, como o esporte, a educação, a cultura e atividades de geração de renda.

Cidadão corumbaense e sul-mato-grossense, considerado um dos maiores visionários empreendedores da ação humanista da Igreja católica no Brasil, Ernesto Sassida tem seu trabalho reconhecido em todos os continentes e sempre foi admirado por líderes e fiéis de todas as religiões.

(Edson Moraes – Assessoria/Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA