O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) iniciou na última segunda-feira (9) uma série de visitas a sindicatos de trabalhadores. A primeira delas foi no Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado de Mato Grosso do Sul (Sista-MS), onde foi recebido pelo presidente Lucinaldo Alves dos Santos, o coordenador Juarez Mendes de Souza e vários servidores e membros da diretoria.
Os sindicalistas manifestaram a satisfação de receber o deputado em sua sede e fizeram a exposição das suas demandas ante o Congresso Nacional e o Executivo federal, entregando ao parlamentar um ofício com essas solicitações, como o cumprimento da Resolução 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que dispõe da obrigatoriedade de uma data base para a negociação salarial de qualquer categoria de trabalhadores. Segundo a diretoria do Sista, os servidores não possuem data base.
“Estamos a mercê de governos ou da força de mobilização da categoria, que em várias ocasiões teve que recorrer à medida extrema de greve para obter os resultados desejados”, destacou Santos.
Os sindicalistas solicitaram também ao deputado Vander o acompanhamento de diversas leis e PECs (propostas de emenda à Constituição) que estão em tramitação na Câmara dos Deputados. Entre elas está a mudança do artigo 15 da Lei 11.091/05, que trata da forma de enquadramento dos aposentados. Outra demanda apresentada pelo Sista é o fim do modelo de terceirização das universidades federais e a consequente valorização dos funcionários que nelas trabalham.
“Sempre estive presente ao Sista para ouvir as necessidades dos servidores da UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul] e, agora também, da UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados]. Temos um trabalho que já deu resultados e vai continuar sendo assim. Estarei trabalhando para atendê-los”, afirmou Vander Loubet.
(Rafael Jasovich/Assessoria)