No dia 5 de agosto, o deputado federal Vander Loubet visitou no Bairro Lageado, em Campo Grande, a comunidade terapêutica coordenada pelo frei Francisco Jonas de Souza, mais conhecido como Frei Jonas.
Batizada de Projeto Viver Natural, a iniciativa sem fins lucrativos do padre é direcionada para o tratamento fitoterápico de pessoas com doenças crônicas e demais problemas de saúde. Os remédios naturais são produzidos com plantas medicinais pelo Frei Jonas, que é médico fitoterápico com mais de 40 anos de experiência.
O trabalho do Frei Jonas está sendo beneficiado pelo Projeto de Agricultura Periurbana coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com assistência técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A ação é financiada por meio de emenda parlamentar do deputado Vander e do ex-deputado Zeca do PT.
Graças ao projeto, o Viver Natural recebeu uma estufa com sistema de irrigação para a produção de mudas de hortaliças e plantas medicinais. As hortaliças produzidas por Frei Jonas e sua equipe de voluntários é distribuída para as as famílias carentes da região. Já as plantas medicinais são utilizadas para a fabricação dos medicamentos fitoterápicos – que são entregues gratuitamente, para pacientes pobres, ou vendidos, para aqueles que possuem condições de pagar. O dinheiro arrecadado é revertido para a manutenção do trabalho social.
Durante a visita do deputado, Frei Jonas agradeceu ao deputado pela inclusão do seu projeto entre os beneficiados pela atuação da UFMS e Agraer na agricultura periurbana e solicitou apoio de Vander para a manutenção das atividades da comunidade terapêutica, que não possui nenhuma ajuda governamental e sobrevive de doações e da venda dos medicamentos fitoterápicos.
Vander se disse surpreendido pelo trabalho desenvolvido por Frei Jonas e afirmou que vai trabalhar para ajudar o projeto. “Essa visita foi renovadora para mim. Fiquei impressionado com essa ação social que o Frei Jonas possui aqui nessa região. É um trabalho que merece ser mantido, por isso vamos trabalhar para buscar recursos que possam viabilizar a continuidade do projeto”, destacou o deputado.
Participaram também da visita a professora Vanderleia Mussi (da UFMS, coordenadora do Projeto de Agricultura Periurbana), o colaborador Humberto de Mello e os assessores parlamentares Beto Carvalho e Dionedison Terena. Quem quiser colaborar com o Projeto Viver Natural pode entrar em contato com o Frei Jonas pelo número (67) 3380-1601. O projeto funciona na Rua Dário Anhaia Filho, 704, no Bairro Lageado.
(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)