Atendendo a uma demanda encaminhada pelo presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Julio Bortolini, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) viabilizou a inserção do município no Programa de Aceleramento do Crescimento 2 (PAC 2). São Gabriel deve ser contemplada com obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação asfáltica.
No final de novembro, Bortolini recebeu um ofício do deputado Vander anunciando a inclusão de São Gabriel no Grupo 3 (obras), de acordo com resultado da pré-seleção para acesso aos recursos de programa e ações sob a gestão do Ministério das Cidades.
De acordo com Bortolini, a solicitação foi encaminhada ao deputado Vander porque o plano de obras do PAC 2 previa que seriam beneficiados apenas os municípios com população acima de 50 mil habitantes. Dessa forma, graças à grande articulação do parlamentar em Brasília – sobretudo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha – foi possível incluir no PAC 2 São Gabriel do Oeste e mais 17 municípios do Estado, como Coxim e Camapuã.
Segundo Vander, esses 17 municípios têm projetos nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento e habitação junto aos ministérios da Integração Nacional, das Cidades e da Saúde (através da Funasa).
“A reivindicação se justifica porque os municípios não têm condições de dispor dos recursos que recebem para investimentos. Os municípios gastam o que recebem com saúde, educação e atendimento social. Daí a necessidade de serem impulsionados por meio da inclusão na seleção do PAC 2”, explica o deputado Vander.
(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação, com informações do Idest)