Na noite de domingo (6), o deputado federal Vander Loubet comemorou a vitória no Processo de Eleição Direta (PED) pela Presidência Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul. As parciais que confirmaram o êxito no pleito foram divulgadas por volta de 23h30 e foram celebradas pelo parlamentar e seu grupo de apoio, que permaneceram até o horário na frente da sede da CUT-MS, local de votação em Campo Grande.
Na Capital, Vander obteve mais de 80% dos votos. Na soma da última parcial do resultado no estado, divulgada no início da tarde, o parlamentar passava de 70% dos votos.
Após votar, no período da manhã, Vander destacou a importância do Processo para o Partido. “O PED é a celebração da nossa democracia interna. Aqui em Campo Grande e em todo o Brasil nossos filiados e filiadas foram às urnas para votar e definir as novas direções partidárias municipais, estaduais e nacional”, pontuou.
O parlamentar afirmou que o processo eleitoral interno foi importante para mobilizar e engajar a militância do PT. “Nos últimos meses, percorremos quase todo o estado, visitando 60 municípios para dialogar com nossa militância e engajar cada filiado e filiada a participar da votação, onde o voto de todos têm o mesmo valor, seja o meu como deputado, seja o do filiado do bairro mais humilde”, frisou.
Neste PED, até o momento, foram contabilizados 7.583 votantes, o que representa um incremento de cerca de 38% em comparação com o Processo anterior. Esse número deve crescer, já que faltam ainda os dados de cinco municípios para serem contabilizados.
Em entrevista concedida ontem a veículos de imprensa, Vander ponderou que, passado o PED, o momento será de unificação do PT. “Acabou a disputa e temos que dialogar com todas as forças internas e toda a militância”, avisou.
O deputado pantaneiro também afirmou estar confiante sobre o fortalecimento do Partido e que isso terá reflexos na mobilização em favor de pautas importantes para a população brasileira. “Nosso partido sairá mais forte deste PED, focado em lutar pela reeleição do presidente Lula, pela eleição de uma grande bancada popular no Congresso Nacional e pela aprovação de projetos como a taxação dos super-ricos, o fim da escala 6×1 e a isenção do Imposto de Renda pra quem ganha até R$ 5 mil”, apontou.
Plataforma
Vander fez sua campanha para o PED com uma plataforma que englobava três pilares: organização partidária, formação política e fortalecimento da comunicação. “Vamos trabalhar para ir até onde está o filiado e a filiada do PT está. Vamos usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para cruzar bases de dados do Partido e da Justiça Eleitoral para saber de fato quantos filiados ativos temos atualmente no estado”, informou.
Em relação à formação política, o deputado vê como algo essencial para o Partido. “Queremos retomar esse processo, que pe fundamental. Cada filiado e filiada com formação política vale por 100”, destacou.
Já sobre o terceiro pilar, Vander defende que a comunicação é um fator decisivo para a construção da reeleição do presidente Lula em 2026. “Temos de conectar os filiados do estado com os dirigentes nacionais para fazer essa via de mão dupla no conteúdo, para que os militantes sul-mato-grossenses possam fazer a defesa do nosso projeto, bem como a defesa das ações do governo Lula em cada município e, principalmente, combater as fake news”, concluiu.
Texto: Éder F. Yanaguita Foto: Jacqueline Bezerra Lopes