O deputado federal Vander Loubet considera imprescindível o apoio do Governo Federal às reivindicações do prefeito Nelson Trad Filho para recuperar as principais regiões abaladas pelos temporais que vêm castigando Campo Grande. Em pronunciamento na Câmara, o petista disse estar somando sua voz à dos demais congressistas sulmatogrossenses que se mobilizam para reivindicar dos ministérios o socorro reclamado pela cidade.
Depois de lembrar que o prefeito decretou situação de emergência e que os prejuízos materiais estão estimados, inicialmente, em mais de R$ 20 milhões, Vander considerou que as necessidades da capital “são legítimas, inadiáveis, e requerem a atenção urgente e prioritária dos poderes públicos”.
Ao observar que a Prefeitura e o Governo do Estado estão fazendo sua parte nos trabalhos de recuperação e reconstrução, Vander chama a atenção para os estragos cuja magnitude torna inevitável recorrer ao apoio do Governo Federal, um governo que, ao seu ver, “tem se mostrado sensível e solidário às diferentes calamidades que castigaram e castigam estados brasileiros e até o exterior”.
Por fim, Vander justifica sua confiança nas respostas positivas ao apelo de Campo Grande por entender que o Brasil é hoje uma Nação com estabilidade e fôlego para prestar esse tipo de auxílio emergencial. “Temos um governo que conseguiu reerguer a Nação, retomar o crescimento, consolidar a solidez econômica e fazer a inclusão social. Estas conquistas, interligadas por um mesmo conceito de afirmação política e de gestão democrática e competente do poder, é que têm permitido ao Brasil valer-se de um caixa de reserva solidária, com a qual socorre interna e externamente os povos atingidos por catástrofes”, enfatizou.
Confira o pronunciamento de Vander:
Senhor presidente, senhoras e senhores parlamentares, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do PMDB, acaba de decretar situação de emergência em virtude dos estragos causados pelos temporais que castigam toda a cidade, desabrigando e ferindo pessoas, provocando danos materiais que, em princípio, estão calculados em mais de 20 milhões de reais.
Quero juntar minha voz às vozes dos demais colegas da bancada de Mato Grosso do Sul e reforçar o apelo do prefeito e das demais autoridades campograndenses, no sentido de sensibilizar o governo federal para que socorra a nossa capital nas suas necessidades, que são legítimas, inadiáveis, e requerem a atenção urgente e prioritária dos poderes públicos.
Todos os esforços estão sendo mobilizados nos âmbitos municipal e estadual, porém insuficientes, diante de magnitude dos estragos, o que torna inevitável recorrer ao apoio do governo federal, que se tem mostrado sensível e solidário às diferentes calamidades que castigaram e castigam estados brasileiros e até o exterior.
Vale ressaltar que, felizmente, e graças a Deus e ao povo, temos um governo que conseguiu reerguer a Nação, retomar o crescimento, consolidar a solidez econômica e fazer a inclusão social. Estas conquistas, interligadas por um mesmo conceito de afirmação política e de gestão democrática e competente do poder, é que têm permitido ao Brasil valer-se de um caixa de reserva solidária, com a qual socorre interna e externamente os povos atingidos por catástrofes.
Este é um Brasil que nos orgulha, um Brasil que nos renova a confiança e a certeza de que a esperança venceu o medo e plantou raízes de prosperidade e desenvolvimento sustentável em solo bom.
Campo Grande precisa, neste momento, em especial, desse olhar específico para curar feridas e recuperar-se de prejuízos ocasionados pelos temporais. E, como se sabe, depois da tempestade, há de vir a bonança, e com ela, o bem-estar e a felicidade de um povo que trabalha com afinco e dignidade na construção de seu amanhã.
Muito obrigado!