fbpx

Vander propõe Bolsa Recém-Formado e olimpíadas educacionais

Plenário da Câmara em Brasília
Plenário da Câmara em Brasília

Na semana passada, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresentou no plenário da Câmara requerimentos para duas indicações ao Poder Executivo. Na primeira (INC-6361/2010), o deputado sugere ao Ministério da Educação a realização anual das Olimpíadas de Matemática e de Português na rede pública e privada de educação. No segundo (INC-6362/2010), Vander propõe ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a instituição do Bolsa Recém-Formado.

Em relação à Olimpíada de Matemática e de Português, Vander Loubet argumenta que a iniciativa para tal partiu do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao perceber que apenas os alunos da rede privada de ensino é que tinham o acesso a essa importamte atividade educacional. “Para aprimorar o conhecimento dos jovens estudantes, é fundamental a obrigatoriedade da realização anual das olimpíadas, pela importância e pelo alcance social da proposta. Até porque esse tipo de iniciativa não podem ficar refém da boa vontade dos futuros governantes”, destaca o parlamentar.

Já sobre o Bolsa Recém-Formado, o deputado Vander exalta a evolução positiva da ensino superior público e da qualificação profissional no Brasil. Entretanto, ressalta que o aumento da quantidade de pessoas formadas gerou algumas lacunas. “A ampliação das ofertas de vagas nas universidades públicas e privadas aumentou consideravelmente, bem como a quantidade de recém-formados. Então é importante nos preocuparmos mais com o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, que enfrenta um sério problema: quem sai da faculdade, presume-se, não tem experiência. E quem quer contratar exige isso”, afirma Vander.

Em 2002, o Brasil tinha 1.637 instituições de ensino superior. No final do de 2008, eram 2.552. Isso corresponde a um aumento de 37,5% num período de 6 anos. O número de matrículas no período passou de 3,4 milhões em 2002 para 5,1 milhões em 2008 – um aumento de 47%.

Pela proposta formulada pelo deputado Vander e encaminhada ao Executivo, o Bolsa Recém-Formado seria um programa do governo federal que subsidiaria a contratação de recém-formados em empresas para fins de aquisição de experiência profissional.

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA