Vander promove ação do Outubro Rosa em Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Terenos

Como parte da campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), em parceria com as prefeituras de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Terenos e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estará realizando um mutirão de exames e testes gratuitos para mulheres de assentamentos rurais.

O mandato do deputado vai ofertar 1.000 testes de HPV (Papilomavírus Humano) – principal agente causador do câncer de colo de útero – para mulheres com idade entre 25 e 69 anos. Também serão realizados exames de termografia mamária para fins de rastreamento e triagem para prevenção ao câncer de mama.

“Recentemente, passei pela experiência de ser diagnosticado com câncer de próstata. E o prognóstico de cura e recuperação é positivo graças aos exames preventivos que sempre procurei fazer. Por isso, aproveitando a ocasião do Outubro Rosa, conseguimos viabilizar esses testes e exames e junto com as prefeituras e o MDA surgiu a ideia de organizarmos essa ação para fortalecer o trabalho de prevenção às mulheres do campo”, explicou o deputado Vander.

Em Dois Irmãos do Buriti, os testes e exames serão realizados no dia 24 de outubro, sexta-feira, a partir das 8 horas, na UBS José Pereira da Silva (Zé Torin), no Assentamento Santa Amélia.

Em Sidrolândia, o mutirão será no ESF Oscalina Nantes, na Agrovila do Capão Seco, a partir das 8 horas, nos dias 24 e 25 de outubro (sexta-feira e sábado).

Já em Terenos, a ação será realizada no sábado, 25 de outubro, a partir das 8 horas, no ESF Santa Mônica, no Assentamento Santa Mônica.

Números

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, enquanto o câncer do colo do útero ocupa o 4º lugar em mortalidade.

A estimativa é que o país registre 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, com uma taxa ajustada de 41,89 casos por 100 mil mulheres. Em 2023, foram mais de 20 mil óbitos, com maior concentração nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O diagnóstico precoce continua sendo fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade.

Em relação ao câncer do colo do útero, são esperados 17.010 novos casos em 2025, representando um risco estimado de 15,38 casos por 100 mil mulheres. Trata-se do 3º tipo de câncer mais frequente entre a população feminina brasileira. Ele é causado principalmente por infecções persistentes com tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). A vacinação contra o HPV, disponibilizada gratuitamente pelo SUS, é a principal forma de prevenção. Quando detectado precocemente, o câncer do colo do útero apresenta altas chances de cura.

Texto e arte: Éder F. Yanaguita

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA