O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) protocolou hoje (31) em Brasília um ofício solicitando apuração de responsabilidades sobre a qualidade das obras financiadas com recursos federais em Campo Grande. A ação foi motivada pela destruição de diversas obras ocasionada pelas chuvas ocorridas na semana passada, o que demonstrou a ineficiência do trabalho de drenagem e de combate às enchentes na Capital.
“Obras recentes simplesmente desabam pela força, aparentemente, das águas. Não se entende porque tanto investimento público se esvai tão rapidamente, deixando a população, portanto, de utilizar ou usufruir de bens públicos. Obras foram realizadas para resolver os problemas, mas logo após a sua execução desmoronam, não se sabendo quais os verdadeiros motivos de tais desastres”, destaca Vander no ofício. O documento foi protocolado no Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral da República (PGR), Ministério das Cidades (MC) e Ministério da Integração Nacional (MI).
Segundo Vander, o papel de um deputado não se restringe apenas ao trabalho de legislar e de viabilizar investimentos para sua região. “Na qualidade de parlamentar, que juntamente com a bancada federal tantos recursos públicos tem trazido para o Mato Grosso do Sul e para Campo Grande, é da nossa responsabilidade, equivalente ou maior, zelar para que a aplicação desses recursos sejam realizadas de forma tecnica e gerencialmente corretas”, afirmou.
“Espero que as autoridades apurem as responsabilidades dos envolvidos – projetistas, executores das obras e gestores públicos – e avaliem a qualidade do material empregado nas obras. Tenho certeza que minha ação esta amparada pelo anseio da população em entender o que está acontecendo em Campo Grande, sobretudo porque nos últimos dias fui muito questionado por diversos segmentos da sociedade sobre esses fatos, que se repetem ano após ano e trazem muito prejuízo material e risco à vida das pessoas”.
O parlamentar reafirmou que continuará batalhando em Brasília por recursos e investimentos para a Capital e todo o estado, independente do que aconteça. “Pretendo continuar a desempenhar meu papel na defesa dos interesses dos nossos municípios, mas depois do ocorrido em Campo Grande, mostrou-se também importante acompanhar mais de perto a boa aplicação desses recursos”, concluiu.
(Éder Yanaguita/Assessoria Deputado Vander)