O comércio é o grande responsável pelo desenvolvimento e crescimento do estado, uma vez que é o maior arrecadador de impostos e gerador de empregos formais. Foi com essa afirmação que o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) marcou o início da sua participção no 2º Congresso Estadual da Federação das Associações Empresariais (Faems), em Ponta Porã, de 19 a 21 de maio de 2011.
“O Congresso mostra o quanto a economia de Ponta Porã é forte, reunindo todas as associações de MS, e coloca em discussão temas como melhorar e gerar empregos, alavancar o comércio local, levando em consideração os nossos irmãos paraguaios na questão do comércio, que é um debate antigo. Tenho certeza que vamos encontrar soluções e propostas viáveis que beneficiem os dois lados, um caminho de integração em nome do fortalecimento do comércio de Ponta Porã, que sofre com a diferença na cobrança de impostos”, afirmou Vander na abertura do evento.
De acordo com o deputado petista, o Governo Federal, através da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), criada em setembro de 2010, apoiará iniciativas para diversificação da atividade econômica na região. Vander afirmou que o Ministério da Integração Nacional já sinalizou que onze municípios sul-mato-grossenses localizados na região de fronteira com o Paraguai serão beneficiados e devem apresentar projetos.
O parlamentar explicou ainda que a Câmara Federal está iniciando o debate sobre a reforma tributária. “Vamos votar a reforma ouvindo a classe empresarial e as entidades que a representam, sempre pensando na defesa dos interesses do nosso estado e dos municípios. Sabemos que os comerciantes da fronteira têm se desdobrado para sobreviver devido à diferença de alíquota com o país vizinho, não só aqui em Ponta Porã, mas em onze municípios onde fazemos fronteira com outros países. Temos a questão da ZPE [Zona de Processamento de Exportação], que já está em discussão”, enfatizou.
Vander ainda demonstrou sua satisfação e orgulho em ser chamado de “padrinho do Congresso” pelos representantes da Faems, afirmando que vai continuar sua luta em defesa da entidade e dos comerciantes, contribuindo e ajudando na busca de soluções para a classe em Brasília.
(fonte: Assessoria/Faems)