Na noite de 8 de novembro, a Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” promoveu uma solenidade no auditório do Crea-MS, em Campo Grande, para o encerramento a primeira edição (2017-2018) do projeto “Prevenir para salvar”. Na ocasião, a entidade homenageou idealizadores e apoiadores do projeto.
O projeto conta com o apoio de diversas entidades e parlamentares, inclusive do deputado federal Vander Loubet, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 350 mil pelo Orçamento Geral da União (OGU) de 2017 para atender as atividades da Fundação. Além disso, pelo OGU de 2018, Vander e o também deputado federal Zeca do PT destinaram outros R$ 350 mil.
Por conta desse trabalho, Vander foi um dos agraciados com uma moção de congratulação aprovada na Câmara Municipal da Capital por solicitação do vereador Eduardo Romero. Na solenidade, o deputado recebeu a homenagem das mãos do vereador Lívio Leite. Além de homenageado, Vander compôs a mesa da solenidade e entregou homenagens a outras personalidades agraciadas.
O “Prevenir para salvar” tem o intuito de promover a qualificação de pessoas para lidar com situações de emergência enquanto aguardam por socorro adequado, por meio de cursos de primeiros socorros. Iniciado em novembro de 2017, durou um ano e focou ações educativas em primeiros socorros para comunidades vulneráveis, atendendo a população em locais como centros comunitários e escolas. Foram atendidas 720 pessoas nas áreas urbana e rural de Campo Grande e região e oriundas de aldeias indígenas do interior do estado.
Os responsáveis por ministrar os cursos são acadêmicos de Medicina e de Enfermagem de universidades da Capital e residentes da Santa Casa de Campo Grande. São abordados conteúdos como: principais acidentes domésticos e sua prevenção, princípios fundamentais de primeiros socorros, primeiros socorros em urgências clínicas (febre, convulsão, sangramento nasal, desmaio e outros) e primeiros socorros em situações de acidentes (quedas, ferimentos, queimaduras, intoxicações, choque elétrico e afogamento).
(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)