fbpx

Vander firma compromisso com enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Na tarde da última segunda-feira (3), o deputado federal Vander Loubet esteve na sede do Movimento Mãe Águia, em Campo Grande, para conhecer o trabalho da entidade. A agenda foi acompanhada pelos assessores parlamentares Walber Noleto e Vagner Campos. Na ocasião, Vander firmou o compromisso de apoiar a ação social desenvolvida na Capital e também no estado.

O Mãe Águia é constituído formalmente como uma associação. Por meio de seus voluntários, realiza o trabalho de enfrentamento da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. “Nosso trabalho hoje é referência em Campo Grande, principalmente entre os conselheiros tutelares”, destacou Daniela de Cássia Duarte, assistente social, servidora pública municipal e presidente do Movimento.

Durante a visita do deputado, Daniela apresentou o trabalho da associação e apontou as principais demandas e desafios do Mãe Águia. “Sobrevivemos de doações e colaborações, então os desafios são grandes. Todo o trabalho é tocado por voluntários. É um trabalho essencial, pois atendemos a maior parte dos casos de abuso contra crianças e adolescentes. Esse trabalho de enfrentamento que fazemos é praticamente invisível, pois infelizmente é um problema para o qual muitas pessoas fecham os olhos”, explicou.

De acordo com a psicóloga Sara Pereira, que também atua na entidade como voluntária, além do financiamento das atividades, outro desafio do Movimento é a falta de qualificação de profissionais e instituições para lidar com a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Muitas vezes recebemos crianças que passaram por outras entidades, mas que não conseguiram o devido atendimento por falta de preparo das pessoas sobre como tratar esse tipo de caso”, pontuou.

Após a apresentação feita por Daniela e Sara, o deputado Vander se prontificou a ajudar a Mãe Águia. Se comprometeu a destinar uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para um projeto representado por Daniela para capacitação de profissionais e instituições em todo o Mato Grosso do Sul a respeito do tema. Além disso, Vander também afirmou que vai destinar recursos para melhorias na estrutura do Movimento e para apoiar a execução de suas atividades.

“Saio daqui [do Movimento] convencido de que esse é um projeto que precisa ser apoiado. Lamentavelmente, temos visto um aumento na quantidade de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e se não pudermos contar com um apoio mínimo no atendimento das vítimas, as consequências se tornam ainda piores. O Movimento Mãe Águia pode contar com meu mandato”, afirmou Vander

Denuncie – Descobriu que uma criança ou adolescente sofre abusos? Então denuncie pelo 190 da polícia ou pelo número 100. O Disque 100 trabalha com todos os tipos de violações de direitos humanos (violência contra idosos, privação de liberdade, atenção aos moradores de rua etc.), mas tem foco especial na criança e no adolescente. Basta ligar 100 de qualquer telefone e conversar com um dos atendentes.

O Disque 100 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A participação popular é fundamental para proteger os menores e fazer valer a legislação. Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as características da vítima e informações sobre o local no qual ela está.

(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA