Ontem, quinta-feira (15), o deputado federal Vander Loubet fez uma indicação (6323/2010) na Câmara e encaminhou requerimento aos ministros da Fazenda; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sugerindo que o Banco Cooperativo Sicredi seja credenciado para atuar como agente financeiro administrador de contratos e convênios oriundos de recursos públicos federais.
Segundo o deputado Vander, o Sicredi é uma instituição com grande reconhecimento em todo o País e o cooperativismo desponta como uma importante ferramenta de desenvolvimento. “O cooperativismo no Brasil é fundamental para agricultores familiares e pequenas e micro empresas. Nesse contexto, o Sicredi tem alavancado a geração de renda e a inclusão social e cultural das pessoas que se utilizam das linhas de crédito oferecidas pelas cooperativas vinculadas”, destacou.
O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) compreende um conjunto de 128 cooperativas de crédito e cerca de 1,5 milhão de cooperados, além de dispor de mais de 1.000 pontos de atendimento em dez estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e São Paulo). Em MS, o banco está presente em 35 municípios.
Com o credenciamento como agente financeiro de recursos públicos, o Banco Cooperativo SICREDI poderá ampliar e fortalecer seu papel de indutor do desenvolvimento socioeconômico, atuando no mercado e na sociedade nos moldes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação)