fbpx

Vander entrega patrulha mecanizada para projeto Mercado Escola da UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) passou a contar a partir de ontem (16) com um novo trator e implementos agrícolas para as atividades da Universidade relacionadas à agricultura familiar. A patrulha mecanizada é resultado de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT e foi entregue em solenidade ao reitor Marcelo Turine e à coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS, Mirian Coura Aveiro. Na ocasião, também participou da solenidade o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que representou o governador Reinaldo Azambuja.

O trator e os implementos serão destinados ao Mercado Escola, projeto coordenado por Mirian voltado para agricultores familiares e que também conta com emendas destinadas por Vander e Zeca. “Com o Mercado Escola temos esse objetivo de trabalhar com o produtor em todas as etapas do seu processo produtivo. Não é somente um espaço para comercialização, mas todo um acompanhamento e orientação para melhorar a produtividade, do manejo no campo até a estrutura de laboratórios para o desenvolvimento do produto, o controle da qualidade, entre outros”, explicou.

Marcelo Turine destacou o papel da UFMS junto à comunidade agrícola e agradeceu o apoio dos deputados, que foram os únicos parlamentares a destinaram recursos de forma perene para a Universidade, ano após ano. “O trator e os implementos são estratégicos para os projetos de extensão da Universidade, pois irão proporcionar aos produtores, com o apoio da Universidade, a oportunidade de produzirem com mais qualidade. Agradeço a credibilidade depositada na Instituição pelo Vander e pelo Zeca para continuar impactando positivamente o desenvolvimento do estado”, afirmou o reitor.

Em sua fala, Vander Loubet afirmou que é importante essa ação da Universidade de trazer a comunidade para dentro do campus para compartilhar o conhecimento gerado pela Instituição. “Estou muito feliz de participar desse momento junto à UFMS e às representações dos movimentos sociais aqui presentes. Entregar esses equipamentos ao Mercado Escola significa levar à agricultura familiar sul-mato-grossense a tecnologia e a ciência. Não tenho dúvida de que essa iniciativa da Universidade será uma grande referência em pesquisa e no apoio aos pequenos produtores”, finalizou o deputado.

Conhecimento – O Mercado Escola da UFMS será um espaço na Capital para discutir a produção e a comercialização de alimentos orgânicos. Além de ensinar as boas práticas para produção de alimentos saudáveis, servirá para a comercialização de produtos produzidos nas comunidades e cooperativas que fazem parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFMS).

A ITCP-UFMS é um projeto de extensão que presta serviços para o desenvolvimento de comunidades por meio de empreendimentos de economia solidária. Participam deste projeto interdisciplinar professores, acadêmicos e técnicos, que levam o conhecimento e tecnologias aos setores populares.

O projeto do Mercado Escola tem custo estimado de R$ 5 milhões, dos quais R$ 3 milhões foram garantidos por meio de emendas parlamentares do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT. A obra de 2.500 metros quadrados foi iniciada no primeiro semestre de 2017, em uma área no fundo do estacionamento do Estádio Morenão, ao lado do Ginásio Moreninho, no campus da UFMS na Capital.

(Fonte: Portal UFMS)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA