Na manhã desta quinta-feira (4), foi realizada em Brasília uma reunião do deputado federal Vander Loubet e de um grupo de oito vereadores indígenas de Mato Grosso do Sul com o secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva.
Os vereadores presentes à reunião foram: Cleber Valiente (Paranhos); Eder Oliveira e Eber Reginaldo (Dois Irmãos do Buriti); Ismael Rodrigues (Coronel Sapucaia); Jayson “Tato” Souza e Joanir Martins (Amambai); Inaye Lopes Kaiowa (Antônio João); e Sérgio Terena (Nioaque).
“O deputado Vander e os nossos vereadores eleitos pelas aldeias foram convidados pela Sesai para conhecer melhor a atual estrutura do órgão. Foi uma oportunidade para buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelas nossas aldeias”, explicou Danilo de Oliveira Luiz, secretário executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).
Para o deputado Vander Loubet, a reunião foi importante para defender os interesses da população indígena do estado. “O Robson já está no cargo há dois anos e conhece a realidade do País, mas fiz questão de reforçar a ele que Mato Grosso do Sul precisa ter uma atenção especial, afinal, temos a segunda maior população indígena do País”, pontuou o parlamentar.
Vander ainda afirmou que há uma demanda represada no Dsei de Mato Grosso do Sul e que a Sesai precisa ampliar sua presença no estado. “Nosso vizinho Mato Grosso tem cinco Dsei, nós temos apenas um. Ou seja, as ações aqui em nosso estado acabam centralizadas demais e o atendimento fica prejudicado. Defendi junto ao secretário especial a criação de pelo menos mais um Dsei, que seja voltado para atender as aldeias do sul do estado, a partir de Dourados. Essa é uma reivindicação histórica dos nossos indígenas” ponderou o deputado.
Entre as principais demandas das aldeias indígenas, estão a construção e/ou reforma de unidades de saúde, a melhoria do atendimento (médicos, ambulâncias etc.) e a execução de obras de saneamento básico. Neste momento de pandemia de Covid-19, a disponibilização de vacinas e de itens de proteção (como máscaras, álcool gel etc.) também é uma grande preocupação.