Na tarde desta terça-feira (18), o deputado federal Vander Loubet esteve no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, para uma agenda com o reitor da instituição, professor Marcelo Turine, na obra do projeto Mercado Escola.
Vander e Turine vistoriaram a construção, que está sendo erguida ao lado do Ginásio Moreninho e foi retomada recentemente. A visita foi acompanhada pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, professor Marcelo Fernandes Pereira; pelo pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Malheiros; pela diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun; e pela gestora técnica do projeto do Mercado Escola, Mirian Coura Aveiro.
Na ocasião, o deputado, o reitor e a diretora-presidente da Fapec aproveitaram para discutir novos projetos com o envolvimento da Universidade e financiamento por meio de emendas parlamentares. Entre eles, um projeto para implantação de unidades fotovoltaicas em assentamentos rurais com a finalidade de fornecer energia elétrica para o funcionamento de sistemas de abastecimento de água.
“Vejo como fundamental essa integração entre o conhecimento científico e técnico que é produzido nas nossas universidades públicas e as demandas da população, principalmente de comunidades que são carentes de tecnologia. Por isso, acredito no potencial da UFMS e na capacidade que ela tem de transformar a realidade das comunidades que são atendidas por projetos como esse, do Mercado Escola. É importante que esse tipo de ação seja ampliada”, defende o parlamentar pantaneiro.
“O Mercado Escola é estratégico, por isso a UFMS está contribuindo com esse projeto para fortalecer as cooperativas de pequenos produtores”, disse o reitor Turine. Segundo ele, a parceria com a bancada federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fapec será um modelo de referência para assistência técnica e comercialização para pequenos produtores do Brasil.
Boas práticas – O Mercado Escola da UFMS será um espaço voltado para agricultores familiares e pequenos produtores com o objetivo de discutir a melhoria na produção e comercialização de alimentos orgânicos. Além de ensinar boas práticas para produção de alimentos saudáveis, abrigará o “Projeto Semente – Feira Agroecológica e Economia Criativa”, conhecida carinhosamente pela comunidade como “Feirinha da UFMS”, que hoje funciona no corredor central do campus da Capital.
O projeto do Mercado Escola tem custo estimado de R$ 5 milhões, dos quais R$ 3 milhões foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT.
Gerenciada pela Fapec, a obra de 2.500 metros quadrados foi iniciada no primeiro semestre de 2017. O prédio principal está quase pronto, restando a parte de acabamentos. Com a retomada da construção este ano, as obras agora se concentram na área coberta que abrigará a “Feirinha” e cuja previsão de entrega é de 90 dias.
Texto: Éder F. Yanaguita
Fotos: Leandro Benites