No início deste mês o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), atendendo solicitação do deputado estadual Felipe Orro (PDT), encaminhou uma indicação (INC-1172/2011) ao Ministério da Educação (MEC) sugerindo que se dê a denominação de Antônio da Costa Rondon ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Aquidauana.
Na indicação, os parlamentares argumenta que Antônio da Costa Rondon, conhecido como “Totó Rondon”, era sobrinho-neto do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e, seguindo a índole da sua família, chegou em Aquidauana em 1936, desbravando o Pantanal. Foi destacado pecuarista e muito contribuiu com o desenvolvimento da região, especialmente no campo social.
O MEC deve examinar o pedido e encaminhá-lo para análise da Direção do próprio IFMS de Aquidauana para que a instituição se posicione em relação à questão.
Campus Aquidauana
A sede definitiva do Campus Aquidauana do IFMS está em construção no Bairro Guanandy, numa área de 70 mil metros quadrados doada pela Prefeitura. O projeto de arquitetura prevê cinco blocos de edifícios interligados por passarela, com área total construída de mais de 6 mil metros quadrados.
Nesta fase, serão implantadas salas de aula, blocos administrativos, biblioteca, laboratórios e alojamento. A planta em construção no município de Aquidauana é igual aos campi de Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã.
Em parceria com a UFMS, o Instituto Federal já está em funcionamento em Aquidauana, com Educação à Distância (EAD) e cursos superiores de tecnologia. As aulas estão sendo ministradas no campus II da Universidade Federal no município.
(Éder Yanaguita/Assessoria Deputado Vander)