No mês de dezembro, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fez a entrega de 238 computadores recondicionados para associações indígenas e escolas públicas por meio do programa “Computadores para a Inclusão”.
O deputado federal Vander Loubet reivindicou e foi atendido com a doação de 58 computadores para escolas públicas de Amambai, Bonito e Corumbá. Outros 42 equipamentos foram direcionados a Pontos de Inclusão de Digital (PIDs) indicados pelo campus de Dourados do IFMS. E as 138 máquinas restantes foram para locais escolhidos pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Os computadores viabilizados por Vander estão beneficiando:
Amambai
- Escola Municipal Indígena Mbo’erenda Ypyendy Panduí (Aldeia Amambai)
- Escola Municipal Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowa (Aldeia Jaguari)
- Escola Municipal Indígena Tupã’I Ñandeva (Aldeia Limão Verde)
Bonito
- Escola Municipal Jão Alves de Arruda
- Escola Municipal Izaura Pinto Guimarães
- Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira
- Escola Municipal João Alves da Nóbrega
Corumbá
- Escola Municipal Cyriaco Félix de Toledo
- Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis)
- Secretaria Municipal de Educação (Semed)
O programa “Computadores para a Inclusão” é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), e busca atender três eixos: Recondicionamento – arruma e devolve máquinas inutilizadas para a sociedade; Sustentabilidade – caso não seja possível recondicionar o computador, é feita a destinação adequada dos resíduos eletrônicos, a fim de não impactar o meio ambiente; Capacitação Profissional – promoção de oficinas e cursos gratuitos para a população ligados à área da informática.
A destinação das máquinas viabilizadas pelo deputado Vander atendeu reivindicações dos vereadores Tato Souza e Joanir Martins, de Amambaí; do vereador Paulo Henrique Breda, de Bonito; e do vereador Samyr Qualhada, de Corumbá, além do presidente do PT da Cidade Branca, Webergton Sudário (conhecido como “Corumbá”).
O assessor parlamentar Flávio Sanches dos Santos, o “Folão”, representou o mandato na entrega dos computadores ao lado de outras autoridades. “O deputado não pôde estar presente por conta das agendas em Brasília, mas nosso mandato esteve presente representando o Vander e trazendo os vereadores do interior para receber os equipamentos”, explicou.
Tato Souza relatou a dificuldade das crianças indígenas com as novas tecnologias. “Quando fui para a faculdade, tive muitos problemas com as máquinas e computadores, pois é algo novo para nós indígenas. Mas, esse programa de inclusão, vai ajudar a mudar a vida de muitas crianças indígenas. Só temos que agradecer, principalmente ao deputado Vander por ter destinado as máquinas ao nosso município”, destacou.
O deputado Vander afirmou que tem trabalhado arduamente para que a tecnologia seja incorporada na educação das crianças e jovens de Mato Grosso do Sul. “Com o crescimento desse programa, queremos levar computadores para todas as cidades do nosso estado”, concluiu o parlamentar.
Texto e foto: Alex Nantes (com informações da ACS/IFMS) Edição: Éder F. Yanaguita