fbpx

Vander: duplicação da BR-163 vai garantir mais segurança e salvar vidas

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assinou ontem (12) o contrato de concessão da rodovia BR-163. “Ao analisar as rodovias, principalmente nos eixos mais importantes, levar a duplicação a elas torna-se algo fundamental, essencial, sobretudo nas regiões de alta produção, como é o caso de todo o Centro-Oeste brasileiro”, destacou Dilma.

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS), um dos parlamentares que mais atuou no acompanhamento do processo que culminou com a concessão da BR-163, marcou presença e destacou que as obras que serão executadas só trarão benefícios. “A duplicação e a modernização da BR-163 vai garantir mais segurança e rapidez para os motoristas, vai melhorar e agilizar o escoamento da nossa produção. E o mais importante: essas obras vão salvar vidas”, declarou Vander.

O trecho que foi transferido para a iniciativa privada em Mato Grosso do Sul tem 847,2 quilômetros. O segmento vai da divisa MT/MS até a divisa MS/PR e passa por 20 municípios. Serão investidos R$ 5,7 bilhões ao longo do período de concessão, que é de 30 anos. A concessionária terá que duplicar praticamente todo o trecho concedido. Dos 847,2 quilômetros que serão administrados pela iniciativa privada, 806,3 quilômetros são de pistas simples que terão que ser duplicadas num prazo máximo de 5 anos.

Em 2013, foram realizados cinco leilões de concessões de rodovias no âmbito do Programa de Investimento em Logística (PIL), com 4.248 km de rodovias federais concedidos, dos quais 2.840 km serão duplicados pelas concessionárias, com investimento de R$ 28,4 bilhões.

Êxito – Em 17 de dezembro de 2013, a Companhia de Participações em Concessões (CPC) – controlada pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) – venceu o leilão da concessão do trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul. A empresa ofereceu uma proposta de tarifa de R$ 4,38 para cada 100 quilômetros rodados. O valor representou um deságio (desconto) de quase 53% em relação ao teto de R$ 9,27 fixado pelo edital.

Na ocasião, o deputado Vander, que acompanhou todas as audiências públicas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o tema no estado, destacou que o êxito desse processo já era esperado. “O resultado em Mato Grosso do Sul foi tão bom quanto o alcançado no nosso vizinho Mato Grosso”, afirmou.

A BR-163 é uma das principais vias de escoamento da produção de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte. O trecho da rodovia em Mato Grosso foi leiloado no final de novembro de 2013 e arrematado pelo grupo Odebrecht. A aposta é que a duplicação da estrada em toda a sua extensão – de Mato Grosso a Mato Grosso do Sul – aliviará o atual movimento de cargas que percorrem a rodovia e seguem em direção aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA