fbpx

Vander destaca investimentos em Campo Grande e ação de Dilma contra juros

Deputado Vander Loubet na tribuna da Câmara (foto: Saulo Cruz/Agência Câmara)
Deputado Vander Loubet na tribuna da Câmara (foto: Saulo Cruz/Agência Câmara)

Em pronunciamento na última terça-feira (8), na tribuna da Câmara em Brasília, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) reforçou a importância que os meios políticos, econômicos e sociais do Brasil e do exterior atribuem à fala da presidenta Dilma Rousseff realizada no Dia do Trabalhador (1° de Maio), quando cobrou da rede bancária privada a queda dos juros como responsabilidade no processo de desenvolvimento com cidadania. O petista fez ainda um agradecimento aos governos dos presidentes Lula e Dilma pela atenção aos projetos e demandas de Campo Grande, pontuando que de 2004 a 2012 a cidade já recebeu da União mais de R$ 1 bilhão em investimentos para todas as áreas.

Vander ressaltou a coragem singular e a capacidade de Dilma, primeira mulher a governar o Brasil e a “estabelecer o enfrentamento cabal e definitivo de um dos vilões mais empedernidos da economia nacional: os juros”. Em seguida, observou que a presidenta deu o exemplo ao determinar a queda dos juros na rede bancária oficial (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), na expectativa de que igual atitude fosse tomada pelo sistema financeiro privado.

Reconheceu que o governo de Fernando Henrique Cardoso deu início à luta contra a inflação e pela estabilidade, mas considerou que foi Lula a deflagrar o processo mais audacioso de enfrentamento dos juros especulativos e da concentração de renda, abrindo caminho para o crescimento econômico com inclusão social e ao combate à miséria. Com Dilma, segundo Vander, o processo se consolida e define uma de suas mais importantes etapas, por meio do ataque mais agressivo à ciranda financeira dos juros abusivos.

Atenção

Ao agradecer o carinho e atenção que Campo Grande vem recebendo dos governos de Lula e Dilma, o deputado Vander citou que nos últimos nove anos o governo federal repassou mais de R$ 1 bilhão para a cidade e disse que os verdadeiros responsáveis pelo progresso local são os moradores. “São eles, os campo-grandenses, que fazem o futuro no suor do dia-a-dia, em cada atividade laboral e na pontualidade responsável de contribuintes que pagam uma das planilhas tributárias municipais mais elevadas do Brasil”.

No entanto, segundo Vander, embora Brasília libere recursos para investimentos que garantam conteúdo humanista ao desenvolvimento, a gestão da cidade ainda se limita ao crescimento físico e não consegue dar respostas satisfatórias aos problemas que põem a Capital entre as cidades de custo de vida mais elevados do Brasil. Ressalvou que o dinheiro federal chega com frequência e abundância, mas que a população paga pesada carga tributária e enfrenta deficiências em serviços básicos como os de saúde e abastecimento.

Apartes

Vander foi aparteado pelos deputados Antonio Carlos Biffi (PT) e Fábio Trad (PMDB), que elogiaram o discurso. Biffi elogiou o discurso e o considerou digno de um pré-candidato preparado para governar Campo Grande. Por sua vez, Trad parabenizou o colega e engrossou o coro de saudações à postura de Dilma Rousseff.

“Para enaltecer, corroboro a legitimidade da sua manifestação, sobretudo quando relaciona a coragem e o desprendimento da presidenta ao falar de igual para igual com o sistema financeiro. Isso não ocorria desde o comício da Central do Brasil em 1964, com João Goulart presidente. E ela [Dilma] o fez não confrontando a banca, mas dando exemplo, com a redução dos juros operados pela Caixa Econômica e Banco do Brasil. É a tradução do jogo de competição do mercado. Os índices financeiros estão em um patamar que não permitem a manutenção de juros que diria obscenos, quase extorsivos, que vitimam a população brasileira. Parabéns”, disse Fábio.

(Edson Moraes – Assessoria/Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA