Cerca de 400 enfermeiros de Campo Grande, Dourados, Coxim, Corumbá, Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste, realizaram na manhã deste sábado (31) uma marcha pelas ruas da Capital para reivindicar a regulamentação da carga horária semanal. Atualmente, a categoria tem jornada de 44 horas semanais, chegando a cumprir 56 horas. Os profissionais lutam pela redução para 30 horas semanais.
Vestidos de branco, enfermeiros e enfermeiras saíram da Santa Casa, caminharam pela Rua 13 de Maio e pela Avenida Afonso Pena até chegarem à Praça do Rádio Clube, onde se concentraram. No caminho chamaram a atenção da população para a necessidade de diminuir a carga horária visando a melhoria da qualidade no atendimento.
De acordo com a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros, Helena Delgado, a luta da categoria é antiga. “No próximo dia 11 de abril estaremos em Brasília para pressionar a bancada federal a aprovar, em regime de urgência, o Projeto de Lei 2295/2000”, informou.
O deputado federal Vander Loubet (PT) marcou presença na concentração do ato. O pré-candidato a prefeito afirmou que não procede o argumento de alguns gestores públicos e de parlamentares de oposição de que faltam investimentos federais para estados e municípios e destacou o crescimento da receita na área da saúde, que quase quadruplicou desde a chegada de Lula à Presidência da República. “Este ano o orçamento da União destinou mais de R$ 72 bilhões para investimentos na saúde. Tem que valorizar os servidores”, declarou.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander, com informações do Midiamax News)