Na última segunda-feira (18), o deputado federal Vander Loubet participou da solenidade do Governo do Estado, realizada no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), que marcou a entrega de mais 363 máquinas e equipamentos para atender a agricultura familiar, pequenas propriedades, comunidades quilombolas e aldeias indígenas dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
A entrega só foi possível graças à parceria da bancada federal com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Grande parte dos recursos aplicados na aquisição dessas máquinas e equipamentos vem de uma emenda de bancada apresentada no Orçamento da União de 2019 e assinada por Vander e pelos deputados federais Tereza Cristina e Zeca do PT.
“Este é o maior programa já realizado para atender a agricultura familiar do nosso estado. Estamos beneficiando 77 mil famílias dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, comemora o deputado Vander.
A emenda assinada por Vander, Tereza Cristina e Zeca garantiu R$ 28 milhões. Com o aporte do Governo do Estado, esse montante saltou para R$ 37,9 milhões, o que permitiu a compra de tratores, carretas, calcareadeiras, plantadeiras de mandioca, ensiladeiras, grades aradoras, grades niveladoras, rotoencanteiradores, motocultivadores (microtratores, os “tobatinhas”), distribuidores de sementes e insumos, entre outros.
Cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros diariamente são oriundos da agricultura familiar. Por conta disso, Vander tem se dedicado, desde 2015, a atender esse setor, destinando emendas e recursos para apoiar três pilares: mecanizar e melhorar a produção, ampliar a agregação de valor aos produtos (agroindustrialização) e dar condições de comercialização.
“Tenho orgulho de poder afirmar que tenho sido o maior parceiro da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Meu mandato tem trabalhado muito para que esse setor cresça e gere emprego e renda para as famílias do campo. Essa parceria com o Estado tem gerado muitos frutos e no que depender de mim continuará a ser assim”, concluiu.
(Alex Nantes e Éder F. Yanaguita/Ascom Dep. Vander)