fbpx

Rota Bioceânica é tema de livro organizado pela UFMS e pelo deputado Vander

Foi lançado na segunda-feira (5), na Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, o livro “Corredor Bioceânico ligando o Brasil aos Portos do Norte do Chile“. A obra é um desdobramento da pesquisa produzida pelo Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico, realizado pela Universidade com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet.

O projeto abordou os desafios e as oportunidades geradas pela construção da Rota Bioceânica, que passará por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Foram realizados estudos em cinco eixos – logística, economia, turismo, direito e história – e seu resultado gerou um e-book, lançado em maio de 2022.

“Como esse e-book apresentava uma linguagem muito científica, muito acadêmica, pedimos que a UFMS produzisse, a partir desse material, uma publicação que pudesse ser apresentada para a sociedade em geral, para que o maior número possível de pessoas pudessem ter acesso e compreender a grandiosidade que é o Corredor Bioceânico. E esse livro é fruto desse pedido”, pontua o deputado Vander.

A obra, que possui 280 páginas e saiu pela Life Editora, foi organizado pelos professores Eronildo Barbosa e Erick Wilke – que atuaram na pesquisa – pelo deputado Vander Loubet e pelo reitor Marcelo Turine. Além das cópias impressas, que podem ser encontradas na UFMS, também há uma versão em PDF que pode ser “baixada” aqui.

Pesquisa

Foram dois anos de trabalho de pesquisa e extensão em meio à pandemia de Covid-19. Os estudos foram realizados pelos pesquisadores Luciane Cristina Carvalho (Esan/UFMS), Edgar Aparecido da Costa (Cpan/UFMS), Débora Fittipaldi Gonçalves (Uems), Francisco Bayardo Barbosa (Faeng/UFMS), Ynes da Silva Félix (Fadir/UFMS) e Eronildo Barbosa, além de acadêmicos bolsistas que participaram do projeto. Entre as ações de extensão realizadas estão cursos, oficinas e eventos online.

A Rota Bioceânica possibilitará a conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico. O tema também é debatido pela UFMS em outros projetos, como a UniRILA (Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana).

O e-book original gerado pela pesquisa, batizado de “Apontamentos sobre o Corredor Bioceânico Brasil-Norte do Chile: Economia, Logística, Direito, História e Turismo”, pode ser acessado pelos endereços www.corredorbioceanico.ufms.br/sobre e www.vanderloubet.com.br/deputado/mais/corredor-bioceanico.

Edição: Éder F. Yanaguita
Fotos: Alex Nantes e Agecom/UFMS

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA