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Reunião busca recursos para ferrovia entre MS e Paranaguá

Dagoberto, Samuel e Vander em Brasília
Dagoberto, Samuel e Vander em Brasília

Os deputados federais sul-mato-grossenses Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) participaram ontem (24) de uma reunião em Brasília (DF) com o diretor-presidente da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A), Samuel Gomes e o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovia, José Francisco das Neves.

A reunião foi convocada por Vander e Dagoberto com o objetivo de solicitar a agilização na transferência de R$ 30 milhões pela Valec ao Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército para a implementação do plano de trabalho de engenharia nos trechos Maracaju-Cascavel e Guarapuava-Paranaguá. Outro ponto discutido foi a inclusão no PAC 2 da ligação ferroviária Maracaju-Paranaguá.

A Ferroeste é uma sociedade de economia mista ligada ao Governo do Estado do Paraná. Já a Valec é uma empresa vinculada ao Ministério dos Transportes. Participaram também da reunião o general-de-divisão Paulo Kazumori Komatsu, representante do DEC do Exército, o prefeito de Maracaju, Celso Vargas, e o vereador do município, Kleber Barbosa.

A transferência dos recursos da Valec para o Exército foi decidida em reunião no Ministério dos Transportes em 13 de novembro de 2009, mas até o momento ainda não foi implementada, o que vem retardando o cronograma da construção da ferrovia. O deputado Vander espera que os recursos sejam liberados com a maior rapidez possível devo à importância do projeto, “Essa ferrovia é fundamental não só para o desenvolvimento econômico e social do Mato Grosso do Sul, mas também do Paraná. Vai ser uma melhoria significativa na logística de transporte do nosso estado”, afirmou Vander.

Já o deputado Dagoberto, comentando a importância do Porto de Paranaguá para as exportações de seu Estado, adiantou: “O Vander e eu vamos conversar com o ministro Alexandre Padilha para conseguir viabilizar os recursos que liguem efetivamente Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá”, disse. “Não podemos apenas garantir que produção agrícola saia de Maracaju, precisamos ter a certeza que os mais de mil quilômetros de ferrovia garantam que a soja embarque para outros países pelo Paraná”, complementou.

Ferrosul

O diretor-presidente da Ferroeste aproveitou a reunião para dar notícia aos presentes de que, na última segunda-feira (20), o governo do Paraná encaminhou à Assembléia Legislativa do Paraná o anteprojeto que constitui a Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul), com o propósito de, sob controle público, planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos quatro estados da região, conforme decisão do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

A participação do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no capital da Ferrosul precisará ser autorizada pelas assembléias legislativas e a gestão compartilhada entre os quatro estados será assegurada por acordo de acionistas. Os trechos ferroviários existentes e os direitos de concessão da Ferroeste passarão a ser propriedade da Ferrosul.

Exército

Em relação à participação do Exército na construção e supervisão de novos trechos de ferrovias, o deputado Vander destaca que é uma garantia de qualidade nas obras. “Acredito no profissionalismo e no patriotismo da engenharia militar brasileira, que possui em seus quadros profissionais altamente qualificados”. Samuel Gomes endossou o deputado, lembrando que foram os militares que construíram o trecho de 250 km da Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel.

(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação, com informações da AEN/PR e foto de Clodoaldo Silva)

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