fbpx

PT reafirma chapa própria e Vander diz não existir mais empecilhos à unidade

Deputado Vander fala durante plenária do PT
Deputado Vander fala durante plenária do PT

“O Delcídio é o candidato do partido para a sucessão estadual em 2014, seu nome tem o respaldo de todas as nossas correntes. E o Zeca faz parte desse entendimento, de forma que não existe mais qualquer empecilho para a unidade interna que se afirma agora e só precisa de alguns ajustes”. Assim afirmou na manhã deste sábado (30) o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), durante plenária convocada pelos diretórios municipal e regional do PT, realizada na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems).

Vander garantiu que os projetos políticos do senador Delcídio e do ex-governador Zeca não se chocam e entram num sentido de convergência. “Eles são as nossas duas maiores lideranças e ambos querem caminhar na mesma direção. Os dois sabem que são essenciais para fortalecer e unificar o PT como força capaz de quebrar a hegemonia do PMDB em Campo Grande, para mudar o modelo de governo que a cada dia aguça mais a insatisfação da sociedade com os detentores do poder local”, enfatizou o deputado.

Os ajustes que faltam para a consolidação plena da unidade, segundo Vander, não têm extensão suficiente para ameaçar a unidade, embora sejam necessários. “Falta ainda que a direção partidária, o Delcidio e o Zeca tenham uma conversa direcionada e objetiva para acertar algumas questões, clarear e pontuar o papel de cada um nesse processo e avaliar demandas que possam impactar a conjuntura política do partido. E essa conversa tem o lastro da nossa bancada e de todas as correntes”, salientou.

Chances

Vander disse que as chances do PT e do seu campo de alianças cresceram bastante para a sucessão municipal, não só pelos desgastes acumulados em 20 anos de gestão peemedebista, mas também pelos novos cenários que se desenham. Um deles é a necessidade do PSDB, antigo aliado do PMDB, lançar candidatura própria.

“Os tucanos acabam de perder a senadora Marisa Serrano, que foi para o Tribunal de Contas. É uma perda real e considerável. E o estrago será muito maior se o PSDB não tiver candidatura própria em 2012”, acredita o petista. Por isso, ele vê seriedade e convicção na disposição declarada do deputado federal Reinaldo Azambuja, presidente estadual dos tucanos, de tirar o partido do bloco de sustentação do PMDB para fazer vôo solo no próximo ano.

As pré-candidaturas do PT para a disputa municipal estão reconhecidas politicamente dentro da legenda: Vander, Zeca, o deputado estadual Pedro Kemp e o ex-deputado Pedro Teruel. Chegou a ser ventilado o nome de Delcídio, mas o próprio senador e as principais lideranças querem esta opção reservada para a disputa estadual de 2014.

Parlamentares, lideranças e militantes marcaram presença
Parlamentares, lideranças e militantes marcaram presença

Agenda

A agenda do PT campo-grandense para definir como será sua participação na eleição de 2012 já tem seus primeiros indicativos, anunciados durante a plenária deste sábado, da qual participaram os presidentes municipal e estadual, João Rocha e Marcus Garcia; os deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi; o vereador Alex; o ex-deputado Pedro Teruel e dezenas de lideranças do movimento social.

Os principais indicativos, com caráter resolutivo, são o lançamento de candidatura própria para a Prefeitura, com prazo para definição dos nomes até dezembro; designação, até 15 de agosto, da comissão para coordenar a elaboração do programa de Governo; elaboração de uma agenda de plenárias que vão acontecer até o final do ano, quando haverá a Conferência Eleitoral; e prazo até 20 de agoso para a formação da lista de pré-candidaturas à Câmara Municipal.

(Edson Moraes/Assessoria Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA