fbpx

Projeto de Vander cobra mais segurança de eventos em espaços abertos

Culpados por violência em eventos muitas vezes não são identificados
Culpados por violência em eventos muitas vezes não são identificados

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) protocolou na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 7453/2014, no qual pretende disciplinar a realização de eventos públicos ou privados, realizados em espaços abertos. A proposição está sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões, ou seja, não tem a necessidade de ser votada em Plenário.

De acordo com a matéria, os eventos, públicos ou privados, realizados em espaços abertos, tais como ruas, praças e parques, deverão, além das obrigações estabelecidas em Lei, atender as seguintes três exigências: I – ser monitorado por meio de equipamentos de gravação de imagem, enquanto houver frequentador; II – as informações e imagens obtidas durante o evento deverão ser preservadas por um prazo não inferior a 180 dias; e III – as informações e imagens só poderão ser utilizadas com a finalidade de instrução de inquérito policial, administrativo ou ação judicial, se houver necessidade.

Ainda segundo o PL, o órgão, entidade ou empresa que organizar o evento será responsável pela instalação do sistema de monitoramento por imagens e pela sua guarda durante o período de preservação do conteúdo. Deverá ser instalada uma câmera de monitoramento para cada grupo de mil pessoas.

“A violência infelizmente tem crescido em eventos abertos. E em vários casos a impunidade decorre da falta de elementos que comprovem a autoria dos fatos. Temos casos amplamente divulgados pela mídia que mostram que a existência de imagens gravadas por câmeras de segurança foram fundamentais para elucidar crimes ou atos de violência e vandalismo. Sendo assim, a existência de videomonitoramento nos eventos em espaços abertos, que costumam reunir grande volume de pessoas, certamente auxiliaria o trabalho das forças policiais e das perícias públicas no levantamento e descoberta dos criminosos”, defendeu Vander.

(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA