Empresários, agentes públicos e população em geral já podem acessar o e-book “Apontamentos sobre o Corredor Bioceânico Brasil-Norte do Chile: Economia, Logística, Direito, História e Turismo”. O material foi disponibilizado gratuitamente e apresenta os resultados do Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A pesquisa foi desenvolvida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que é natural de Porto Murtinho, onde está sendo construída a ponte que ligará o município brasileiro à cidade paraguaia de Carmelo Peralta.
O projeto de pesquisa e extensão aborda os desafios e as oportunidades geradas pela construção da Rota Bioceânica, que passará por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Foram realizados estudos nos cinco eixos elencados no título do e-book: logística, economia, turismo, direito e história.
“É uma publicação que pode nortear, orientar e servir de fonte para formulação de políticas públicas, para decisão de investimentos privados no caminho da rota, para definir ações de empresários, empreendedores ou agricultores familiares. É possível consultar esse material para ter informações de áreas essenciais sobre a rota”, explica o coordenador do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS, Erick Wilke.
“Esse material de pesquisa é uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais conhecimento a respeito dessa rota, inclusive trazer investimentos, porque a Região Sudoeste é uma das mais esquecidas do nosso estado e a expectativa é que ela se desenvolva com a construção do Corredor Bioceânico”, afirma o deputado Vander.
Foram dois anos de trabalho de pesquisa e extensão. Os estudos foram realizados pelos pesquisadores Luciane Cristina Carvalho (Esan/UFMS), Edgar Aparecido da Costa (Cpan/UFMS), Débora Fittipaldi Gonçalves (Uems), Francisco Bayardo Barbosa (Faeng/UFMS), Ynes da Silva Félix (Fadir/UFMS) e o historiador Eronildo Barbosa, além de acadêmicos bolsistas que participaram do projeto. Entre as ações de extensão realizadas estão cursos, oficinas e eventos online.
O e-book foi lançado na última segunda-feira (23), durante a apresentação dos resultados das pesquisas do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS.
A Rota Bioceânica possibilitará a conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico. O tema também é debatido pela UFMS em outros projetos, como a UniRILA (Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana).
Para baixar o e-book “Apontamentos sobre o Corredor Bioceânico Brasil-Norte do Chile: Economia, Logística, Direito, História e Turismo”, basta acessar o endereço www.corredorbioceanico.ufms.br/sobre ou www.vanderloubet.com.br/deputado/mais/corredor-bioceanico.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico UFMS)