A um dia do leilão da concessão da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), único parlamentar a ter acompanhado todas as audiências públicas sobre o tema no estado, afirmou que o processo tem todas as condições para ter êxito. “Tem tudo para ser um sucesso. No vizinho Mato Grosso foram sete grupos disputando o certame e a proposta de pedágio do grupo vencedor apresentou deságio de mais de 50% em relação ao teto fixado pelo governo. Não há razão para que não ocorra o mesmo em nosso estado”, afirmou.
O leilão do trecho da BR-163 entre Sonora e Mundo Novo está marcado para esta terça-feira, 17 de novembro, na sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa). O teto de pedágio fixado pelo governo para o quilômetro rodado é de R$ 0,092. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há seis grupos interessados na disputa pela rodovia, que entregaram suas propostas na última sexta-feira (13).
Os grupos interessados são: Companhia de Participações em Concessões (CCR), Consórcio Queiroz Galvão Infraestrutura, Consórcio Rota do Futuro (formado pela Ecorodovias Infraestrutura e Logística S/A e mais sete empresas); Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (Invepar), Odebrecht Transport S.A. e Triunfo Participações e Investimentos S.A.
O concessionário fica responsável pela administração de um trecho de 847,2 quilômetros de rodovia, onde terão que ser feitas obras de duplicação, recuperação, manutenção e implantação de melhorias. Estão previstas nove praças de pedágio no segmento que começa na divisa com o estado de Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, atravessando 20 municípios em Mato Grosso do Sul.
Em Mato Grosso, a concessão da BR-163 foi arrematada pela Odebrecht S/A em leilão realizado no dia 27 de novembro. A empresa apresentou proposta de cobrança de pedágio de R$ 0,026 por quilômetro, o que representou deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ 0,055 fixado pelo governo. A segunda melhor proposta foi da Triunfo Participações e Investimentos S/A, com R$ 0,029 (deságio de 46%).
Para Vander, o fato de a Odebrecht ter vencido o leilão em Mato Grosso aponta para a tendência de a empresa querer arrematar também a rodovia em Mato Grosso do Sul. “Seria estratégico para a empresa controlar a rodovia em ambos os estados, afinal, estamos falando de uma rodovia que transporta grande parte da riqueza do agronegócio brasileiro. Acredito que a Odebrecht vai apostar em forte deságio assim como foi no Mato Grosso”, avaliou o parlamentar sul-mato-grossense.
Salvar vidas – Estudos divulgados pela ANTT mostraram que, entre agosto de 2011 e julho de 2012, foram registrados 1.489 acidentes ao longo dos 847,2 quilômetros de extensão da BR-163, dos quais cerca de 100 tiveram vítimas fatais. De acordo com o deputado Vander Loubet, apesar dos interesses econômicos envolvidos no controle da BR-163, o grande êxito da concessão serão as melhorias na rodovia. “Há décadas esperamos pela duplicação da rodovia e agora, além da duplicação, a BR-163 também será modernizada, vai passar a contar com uma série de serviços que garantem mais segurança aos motoristas. Essas obras vão salvar vidas”, concluiu.
(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)