Cerca de 140 mil moradores da zona rural de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pelas 21 motoniveladoras entregues pelo governo federal em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (17), em Eldorado. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas vão auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais.
As motoniveladoras complementam o trabalho das retroescavadeiras já entregues e vão dar continuidade a uma política do governo federal, que por meio dessa ação promove a inclusão social. “Essas máquinas ajudam a garantir renda para o pequeno agricultor pois permitem melhorar as estradas por onde são escoadas a produção da agricultura familiar. Com estradas vicinais em melhores condições diminui-se o gasto com transporte e isso beneficia o produtor”, explicou o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que esteve presente à solenidade e ajudou as prefeituras a viabilizar as máquinas junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Foram contemplados os municípios de Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sidrolândia e Terenos.
De acordo com o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), a motoniveladora será importante já que o município têm 1,5 mil quilômetros de estradas de terra, que abrigam três assentamentos rurais e três aldeias indígenas. “A motoniveladora dá mais eficiência ao trabalho. A retroescavadeira faz abertura de caixas, microbacias, mas o nivelamento das estradas depende da motoniveladora. Sem ela não tem como fazer a manutenção das estradas”, destaca. “Tem chovido bastante e temos seis quilômetros de estrada onde são feitos o transporte das crianças para as escolas. Com a chuva, a situação fica crítica. Agora, poderemos dar mais agilidade para o serviço, porque uma máquina vai à frente e a outra faz monitoramento. Assim o trabalho rende”, complementa.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander, com informações do MDA)