fbpx

Mulher: de eleitora à presidenta

Vander Loubet*

O espaço conquistado pelas mulheres no âmbito da política é inegavelmente mais amplo e notável a cada dia. O país que concedeu o direito de voto às suas mulheres apenas em 1934 – e isso somente após árduas e memoráveis lutas e embates a fim de alcançar esse direito -, em 2012 é competentemente governado por Dilma Rousseff, a primeira presidenta eleita do Brasil.

Atualmente, além de Dilma, também merecem destaque os nomes de Gleisi Hoffmann – ministra-chefe da Casa Civil -, Ideli Salvatti – ministra da Secretaria de Relações Institucionais – e Maria da Graça Foster – presidenta da Petrobras (aliás, a primeira presidenta de uma empresa de petróleo e gás no mundo).

São mulheres valorosas que juntas formam a alta cúpula do governo federal, cuja ascensão aos seus devidos cargos, de indiscutível importância para o nosso país, deu-se por absoluto merecimento, graças ao histórico de grandes atuações políticas, capacidade de trabalho e competência presentes na caminhada de cada uma delas.

Dilma, Gleisi, Ideli e Graça: mulheres ascendem ao poder político
Dilma, Gleisi, Ideli e Graça: mulheres ascendem ao poder político

Agora, a nossa luta, a luta petista, é pela Reforma Política e pela maior participação das mulheres na política brasileira. Uma das propostas em análise, por exemplo, prevê que 50% das vagas nas eleições proporcionais sejam destinadas às mulheres, com alternância entre um candidato homem e uma candidata mulher. Indo além, também defende-se a obrigatoriedade de uma cota mínima de cadeiras para as mulheres, em vez de apenas cotas nas chapas que concorrem ao Parlamento.

Somos todos sabedores de que o caminho da equidade é longo e há muito pelo qual lutar e realizar. Contudo, acredito que hoje esse caminho não seja tão árduo como outrora, pois agora o trilhamos juntos, homens e mulheres, ambos engajados na luta pela cidadania, fazendo uso da competência, da seriedade e do compromisso por um futuro mais justo e igualitário em direitos e deveres para todos nós, brasileiros e brasileiras.

Que neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, possamos todos celebrar as conquistas femininas já alcançadas, cujo valor e mérito solidificam-se de forma histórica e inestimável em nossa sociedade brasileira. Registro aqui o meu desejo sincero de um feliz Dia da Mulher a todas.

*Deputado federal e pré-candidato do PT à Prefeitura de Campo Grande

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA