A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, confirmou, na tarde de quarta-feira (26), a disposição do governo federal em viabilizar a construção das ferrovias Ouro Verde de Góias-Estrela D’Oeste-Panorama-Dourados e Maracaju-Cascavel-Lapa, consideradas fundamentais para o futuro da economia de Mato Grosso do Sul. A informação foi repassada durante audiência com parlamentares do estado.
Duas outras obras de grande importância para o estado também receberam da ministra sinalizações positivas: a pavimentação da BR-419, que liga os municípios de Aquidauana a Rio Verde de Mato Grosso, e a construção da chamada Rodovia Sul Fronteira (que engloba as rodovias MS-165 e MS-299). De acordo com Miriam Belchior, ambas as rodovias devem ser inclusas na terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), a ser lançado pela presidenta Dilma Rousseff. Essa inclusão depende das notas técnicas a serem repassadas pelos ministério dos Transportes (no caso da BR-419) e da Integração Nacional (Sul Fronteira).
Ao deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, a ministra do Planejamento destacou que a união da bancada é um fator importante para o atendimento das reivindicações apresentadas. “É bom receber bancada com pauta única”, afirmou. Além de Vander, estiveram presentes à audiência os senadores Delcídio do Amaral (PT), Waldemir Moka (PMDB) e Ruben Figueiró (PSDB); os deputados federais Fábio Trad (PMDB), Geraldo Resende (PMDB), Antônio Carlos Biffi (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB); e o governador André Puccinelli (PMDB).
Rodovias de integração – O projeto da MS-165 e da MS-299, a chamada Sul Fronteira, prevê a implantação de uma rodovia nos 338 quilômetros de fronteira seca com o Paraguai. A obra tem o objetivo de interligar os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo. Com recursos federais, o Governo do Estado já iniciou a pavimentação asfáltica do trecho que liga o distrito de Sanga Puitã (em Ponta Porã) a Coronel Sapucaia. O valor estimado da obra é de R$ 340 milhões.
No caso da BR-419, os recursos pleiteados junto ao governo federal são para pavimentar 279 quilômetros, orçados em R$ 350 milhões. O trecho fica entre o entroncamento da BR-419 com a BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, até e a BR-262, em Aquidauana.
“A Sul Fronteira é uma obra muito importante. Além de incrementar a logística estadual e a interligação na região de fronteira, essa pavimentação vai possibilitar ampliar e melhorar as atividades de vigilância sanitária e alfandegária e o escoamento da produção local”, frisou o deputado Vander. “A BR-419 também tem grande importância porque vai ligar a Região Norte do estado com o Sudoeste”, concluiu.
(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander, com informações da ACS/Senador Moka)