Publicação independente e uma das organizações não-governamentais de maior credibilidade no Brasil, o site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br) realiza constantemente reportagens e pesquisas sobre o comportamento e as ações dos políticos. Um desses trabalhos é o “Prêmio Congresso em Foco”, realizado desde 2001 e que agora, em sua décima edição, procurou identificar quem são os melhores deputados federais do País. Dos 183 jornalistas que votaram nesta primeira etapa do prêmio, o partido que mais se destaca é o PT, com 37 indicações para seus parlamentares, o que corresponde a 26,62% dos 22 partidos políticos com representação na Câmara.
O Prêmio é resultado de uma parceria do site com entidades que se mobilizam em lutas pela cidadania e contra a corrupção, entre as quais a Ambev, Petrobras, Associação Nacional dos Peritos Federais Criminais (APCF), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF).
O cientista político Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), ouvido pelo site Congresso em Foco, considera que o maior número de indicações feitas a deputados do PT reflete a forma como o partido sempre procurou atuar no Congresso. “Mesmo quando tinha uma bancada pequena, o PT sempre procurou preparar seus parlamentares para que eles assumissem uma posição de protagonistas no debate parlamentar. O partido sempre investiu nesse jogo parlamentar, seja na oposição, seja na situação. Os jogos parlamentares sempre foram a tônica do partido”, frisou Barreto.
Indicação por partido:
PT – 37 indicações (26,62%)
PSDB – 21 indicações (15,11%)
PMDB – 19 indicações (13,67%)
PSB – 14 indicações (10,07%)
DEM – 13 indicações (9,35%)
PDT – 7 indicações (5,04%)
PCdoB – 6 indicações (4,32%)
PP – 6 indicações (4,32%)
PPS – 4 indicações (2,88%)
PSOL – 3 indicações (2,16%)
PTB – 3 indicações (2,16%)
PV – 3 indicações (2,16%)
PSC – 2 indicações (1,44%)
PR – 1 indicação (0,72%)
(Edson Moraes – Assessoria de Comunicação; foto: Graciliano Cândido)