Na terça-feira (18), o mandato do deputado federal Vander Loubet esteve presente à reabertura das atividades do “Projeto Semente – Feira Agroecológica e Economia Criativa da UFMS”, no Corredor Central do campus da Universidade em Campo Grande. Vander foi representado pelo assessor parlamentar Thiago Borges.
Ao lado de Mirian Coura Aveiro, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas (ITCP-UFMS), Thiago caminhou pela feirinha (como a Feira é carinhosamente conhecida), conversou com os expositores e falou sobre o apoio do deputado Vander Loubet ao Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar, o “Mercado Escola”, viabilizado por meio de emendas parlamentares de Vander e do ex-deputado federal Zeca do PT, cuja obra está em andamento ao lado do Ginásio Moreninho.
“Quando for finalizada a obra do Mercado Escola, os expositores do Projeto Semente migrarão para o espaço definitivo”, explica Mirian.
O Mercado Escola funcionará como um centro de comercialização de produtos da agricultura familiar. Também contará com salas para capacitação na manipulação e preparo técnico dos alimentos. A ideia é que as famílias de agricultores agreguem valor aos seus produtos e se organizem em associações e cooperativas como forma de fugir das mãos de atravessadores, que sempre exploram os pequenos produtores.
“A agricultura familiar é uma atividade de grande importância em nosso país. Além de produzir 70% dos alimentos que são consumidos pela nossa população, é uma atividade que gera emprego e renda para as famílias do campo”, defende o deputado federal Vander Loubet.
Apesar do Mercado Escola, Mirian esclarece que a comunidade acadêmica continuará a contar com a feirinha no Corredor Central.
“A feirinha no corredor é uma ‘exigência’ da comunidade, pois já tem oito anos de existência. Então, está sendo discutido, no âmbito da comissão diretiva da ITCP, que a feirinha continue às terças-feiras”, tranquiliza a coordenadora da Incubadora.
Segundo Mirian, haverá um edital de chamada pública para seleção de novos expositores. “Serão 60 vagas e o tempo de permanência será de 24 meses (2020-2022). Hoje temos 32 expositores de cinco municípios. Vamos chamar mais 28 de Campo Grande”, conclui.
(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)