Com atuação decisiva do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), o governo do presidente Lula tem contemplado Campo Grande com o maior aporte de recursos que a cidade já recebeu do governo federal em toda a sua história. E não será diferente na visita que o presidente agendou para o dia 24 deste mês, véspera do 111° aniversário de fundação da capital. Além de visitar os projetos de urbanização de favelas das bacias dos córregos Cabaça e Segredo, que incluem unidades habitacionais e parques lineares, Lula traz outro presente para a população: vai assinar a autorização para o início das obras de conclusão do contorno rodoviário.
Complexo Segredo
Com recursos em torno dos R$ 33 milhões, assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal e contrapartida da Prefeitura, as obras de urbanização e modernização do Complexo Segredo beneficiarão diretamente milhares de famílias distribuídas por dezenas de bairros da região Norte da Capital e também vão agregar novas melhorias em outras regiões da cidade.
No núcleo do projeto, as intervenções compreendem a urbanização do córrego, 6,5 km de asfalto, drenagem de águas pluviais e construção de um parque linear. E ainda estão sendo executadas obras de suporte ambiental, de lazer e de redistribuição das opções de fluxo viário.
O Complexo Segredo faz parte de um novo desenho urbano que está sendo criado para habilitar Campo Grande entre as cidades com melhores respostas em mobilidade urbana, tráfego, equipamentos de lazer e condições de sustentabilidade. Nesse mosaico, entra o prolongamento da Norte-Sul, a partir da avenida Mascarenhas de Moraes, com aproximadamente 4,5 km de extensão, beneficiando 21 comunidades.
Esse projeto diminui as distâncias entre os bairros e o Centro, com a ligação da avenida Mascarenhas de Moraes até o Residencial Estrela do Sul e a pavimentação asfáltica dos bairros próximos ao córrego Segredo (Jardim Seminário, São Benedito, Otávio Pécora, Estrela do Sul e Coronel Antonino). Duas das quatro pontes previstas no projeto estão prontas. E as melhorias não param por aí: três barragens para contenção de enchentes, parque linear de 35 hectares, viveiro de mudas, quadra esportiva e centro de reciclagem e educação ambiental completam o conjunto de providências que asseguram bem-estar às comunidades.
Contorno rodoviário
Com quase 22 km, a etapa complementar do Macroanel de Campo Grande, no Contorno Rodoviário das BRs 060 (saída para Rochedo), 163 (saída para Cuiabá) e 262 (saída para Corumbá), representa investimentos de R$ 27 milhões, feitos por meio de um convênio entre o governo federal (via Ministério dos Transportes) e a Prefeitura.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a conclusão do Macroanel proporcionará significativa melhora do tráfego da cidade: os veículos pesados deixarão de circular no perímetro urbano, produzindo benefícios excepcionais, principalmente a redução de acidentes e a maior durabilidade do pavimento.
Os estudos técnicos do Ministério definem que o crescente aumento da frota de veículos no Brasil provocou redução na velocidade média de deslocamento em Campo Grande. Em São Paulo, foram adotadas medidas para que o tráfego de veículos pesados nas ruas da cidade fosse limitado em diversos horários para melhorar a fluidez do trânsito.
Revitalização da BR-163
Uma das intervenções do deputado Vander para a melhoria da malha viária de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande é a modernização da BR-163, com serviços de sinalização, duplicação, travessias urbanas e restauração do pavimento. Um desses trechos revitalizados com restauração e manutenção é o de 103 km entre Nova Alvorada do Sul (entroncamento com a BR-267) e o entroncamento com as BRs-060 e 262, próximo a Campo Grande, na saída para São Paulo. Os investimentos nessa etapa somam cerca de R$ 31 milhões.
(Edson Moraes – Assessoria de Comunicação; foto: DNIT)