Na tarde de hoje (24), o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) esteve reunido com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes de Siqueira, para tratar da liberação dos recursos para as obras de ampliação da cobertura metálica na Feira Central. O valor da obra é de R$ 2,4 milhões. Parte desses recursos – R$ 1 milhão – é proveniente de emenda parlamentar do deputado Vander junto ao Ministério do Turismo. A outra parte são recursos próprios da Prefeitura.
Com os recursos liberados, o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, pode dar a ordem de serviço para o início das obras, que devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.
No projeto consta a construção de guarita e de depósito de resíduos, troca da cobertura da ala esquerda, implantação de venezianas metálicas, ampliação da cobertura metálica, instalação de brises (quebra-sol) e construção de uma cobertura tensionada.
Considerada símbolo da cultura e da gastronomia, ponto turístico e centro de geração de emprego e renda da Capital, a Feira Central deve passar a receber maior público e aumentar a permanência dos visitantes.
De acordo com a presidente da Associação da Feira Central e Turística (Afecetur), Alvira Appel, nos dias de feira, circulam pelo local cerca de quatro mil pessoas. Atualmente, 1.200 pessoas trabalham na Feira Central dentro da formalidade, ou seja, registradas em carteira profissional, além de cerca de 800 pessoas empregadas indiretamente.
Permissionário de uma banca de bijuterias, o comerciante Carlos Augusto afirmou que já estava esperando a construção da cobertura. “Antes eu trabalhava na antiga feira. Estou aqui há cinco anos. A cada ano que passa tem melhorado as instalações deste local. Tudo isso é muito bom para nós comerciantes e para os consumidores que passam por aqui diariamente para passear e fazer suas compras”, comentou.
(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação, com informações da Prefeitura de Campo Grande)