A imprensa da França deu grande destaque nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao sucesso do seu governo. No intervalo de uma semana, três revistas francesas de tiragem expressiva foram publicadas tendo como reportagem de capa o metalúrgico e líder sindical que chegou à Presidência do Brasil.
Com a manchete “Para onde vai o Brasil…”, a revista Manière de Voir do Le Monde Diplomatique dedicou matéria especial ao Brasil, abrindo com a previsão de que, depois de décadas de inexpressividade, o País será quinta economia mundial em 2014. “A mudança corresponde à chegada de Lula ao poder”, diz a publicação.
Com Lula na capa e sob o título “O país onde a esquerda deu certo”, a revista pop Les Inrocks saúda Lula, que sai do governo “em plena glória”, “ergueu seu país ao nível de grande potência internacional” e “é, junto com Mandela, o único sucesso da esquerda nos últimos anos”.
No editorial, o diretor de redação, Bernard Zekri, destaca a atuação de Lula à frente do governo. “Ele deixa a Presidência do Brasil em plena glória. Elevou seu país pela primeira vez ao nível de grande potência internacional e soube, coisa rara, organizar sua sucessão”, afirma.