O índice de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde em Mato Grosso do Sul. Pesquisa do Ibrape para o jornal Correio do Estado mostra que 72% dos entrevistados consideram a gestão do petista ótima ou boa. A avaliação positiva cresceu seis pontos percentuais desde maio do ano passado, quando registrou 66%.
O último levantamento aponta ainda que a atuação do presidente é reprovada por apenas 5% dos sul-mato-grossenses. Para 22% dos entrevistados, a gestão de Lula é regular e 1% não soube responder.
Em 2006, quando foi eleito para seu segundo mandato, Lula recebeu cerca de 36% dos votos em Mato Grosso do Sul, no primeiro turno, contra 56,2% de Geraldo Alckmin (PSDB). No segundo turno, o petista alcançou 44,9% no estado, cntra 55% do tucano.
Regiões
O governo Lula obteve os melhores índices de aprovação na região de Campo Grande (que abrange oito municípios), onde o Ibrape registrou 73% de avaliação ótima ou boa. No Pantanal, o índice também foi alto, chegando a 74%.
O “pior” desempenho de Lula na pesquisa do Ibrape foi registrada no Vale do Ivinhema, onde 64% dos entrevistados aprovam a gestão do petista. Já na região de Coxim, norte do estado, 70% aprovam a administração do presidente Lula.
Na região da Grande Dourados, que inclui 19 municípios e abrange 21,5% do eleitorado estadual, Lula é aprovado por 68% dos entrevistados da pesquisa. No Conesul, 66% dos que responderam à pesquisa do Ibrape consideram o governo Lula bom ou ótimo. Já na região de Aquidauana, sudoeste do estado, 71% aprovam o presidente.
No terceiro maior colégio eleitoral de MS, a região do Bolsão, o governo Lula tem aprovação de 71% dos entrevistados.
O ibrape entrevistou 2.880 eleitores entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março, em oito regiões de Mato Grosso do Sul. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Avaliação
Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), a aprovação do governo Lula por 72% dos entrevistados na pesquisa do Ibrape causa surpresa em relação ao percentual de votos obtidos pelo petista no estado quando disputou o primeiro turno das eleições de 2006 (36%). Entretanto, o índce está bem próximo ao da avaliação nacional, na qual 75% do eleitorado aprova sua gestão.
De acordo com deputado Vander, esse alto índice de aprovação reflete a já conhecida preocupação com as questões sociais e outras vitórias importantes que só agora, no último ano da sua gestão, estão mais visíveis.
“Atitudes como manter a estabilidade da economia, sem perder o controle da inflação e governar com os partidos aliados, através do debates de idéias e propostas, fazem a diferença. Também não podemos esquecer que o presidente Lula criou planos e metas importantes, como o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento] e colocou o Brasil em situação de destaque no cenário global, obtendo reconhecimento internacional do nosso papel de liderança na América Latina e no mundo. Tudo isso são méritos e agora ele colhe os frutos desse trabalho”, conclui.
(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação, com informações e gráfico do Correio do Estado)